|
|
Porto Alegre, quinta-feira, 29 de julho de 2010 |
 |
| Parque industrial gaúcho pode ser o segundo maior fornecedor da Petrobras. Petrolífera destacou o potencial do Estado em encontro liderado pela FIERGS |
| |
Uma comitiva de industriais gaúchos se reuniu com o presidente da Petrobras, Jose Sergio Gabrielli de Azevedo, na tarde desta quarta-feira (28), na sede da empresa, no Rio de Janeiro. Na pauta da reunião, os investimentos da companhia petrolífera em solo gaúcho e a inserção do parque industrial do Rio Grande do Sul neste novo ciclo econômico na área de petróleo e gás natural. De acordo com o presidente da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (FIERGS), Paulo Tigre, a meta é atender mais de 10% da demanda da companhia em cinco anos, percentual que hoje não passa de 1,2%. Um resultado que poderá colocar o Estado como o segundo maior fornecedor brasileiro. “Estamos trabalhando com visão de futuro e planejamento estratégico para ocuparmos o espaço que corresponde à importância da nossa indústria no cenário nacional e internacional”, afirmou Tigre, que liderou a comitiva. Para o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, que participou do encontro, “o movimento da FIERGS é forte e cria condições para o Estado estar brevemente na segunda posição como fornecedor de equipamentos e serviços para a Petrobras”. Também destacou que o Rio Grande do Sul não tem petróleo, “mas possui engenharia e conhecimento”.
Entre os temas discutidos na reunião, estiveram o redirecionamento estratégico da indústria gaúcha através de contratos de longo prazo e termos de cooperação com a multinacional e a criação de uma sede regional permanente da Petrobras no Estado, para o desenvolvimento de fornecedores de equipamentos e sistemas, com foco na área tecnológica. “Buscamos o desenvolvimento da Nova Economia no Rio Grande do Sul, o que vai ao encontro da política da Petrobras, que busca aumentar a participação de conteúdo local na área de petróleo e gás natural”, declarou Tigre.
O presidente da Petrobras anunciou que o próximo encontro anual do Programa de Mobilização da Indústria Nacional de Petróleo e Gás Natural (Prominp) será no Rio Grande do Sul, no final de 2010. “A FIERGS já está fazendo a gestão do processo e atua como interlocutora entre a companhia e as indústrias gaúchas”, destacou o coordenador do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS, Marcus Coester. Segundo ele, a petrolífera deverá investir US$ 240 bilhões até 2014. Na reunião também foram apresentadas as ações do Comitê de Competitividade em Petróleo, Gás e Energia da FIERGS.
Participaram do encontro, além dos presidentes da Petrobras, Jose Sergio Gabrielli de Azevedo, da FIERGS, Paulo Tigre, e da Petrobras Biocombustível, Miguel Rosseto, os industriais Marcus Coester, Gilberto Petry, Antonio Roso, Oscar de Azevedo, Nelson Felizzola, e gerentes e técnicos da Petrobras. |
| |
|
 |
|
|
|
|
 |
| |
Cadastre-se aqui para periodicamente receber nossa newsletter. |
|
|
 |
|
|
 |
 |
 |
| |
|
|
| |
"Nós conseguimos destravar o país", diz Lula. Presidente concedeu uma entrevista exclusiva ao jornal Correio do Povo |
|
| |
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chega nesta quinta-feira ao Rio Grande do Sul, onde fará uma série de anúncios de obras, visando à Copa do Mundo 2014, e melhoramentos das rodovias BRs 116 e 386. Em Brasília, ontem, falou com exclusividade para o Correio do Povo sobre o seu governo, o que fará depois de encerrar seu segundo mandato e o que realizou de obras para o Estado. O presidente disse, por exemplo, que deverá entregar, até dezembro, as obras de duplicação da BR 101 no RS. Falou da BR 392 em Pelotas, da duplicação da BR 290 entre Porto Alegre e Pantano Grande e dos estímulos para a implantação do Polo Naval de Rio Grande.
Também questões da agricultura, da exportação, do Código Florestal e as conquistas da Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016 foram avaliadas pelo presidente. "Conseguimos muitos avanços, destravamos o país", garantiu. Nesta visita ao RS, Lula irá a Santa Cruz do Sul e Livramento, onde, amanhã, terá encontro com o presidente uruguaio, José Mujica, na praça General Osório, na divisa do país com a cidade de Rivera. Hoje à noite, Lula deverá participar do comício da presidenciável Dilma Rousseff no Gigantinho.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) foi essencial para ajudar o país a avançar e a superar os gargalos e obstáculos existentes na legislação brasileira. Em entrevista exclusiva concedida ao Correio do Povo, Lula destacou os investimentos feitos pelo governo no Rio Grande do Sul, defendeu a aprovação, ainda este ano, do Código Florestal e disse acreditar no sucesso da Copa 2014 e nas Olimpíadas, que serão realizadas no Brasil. Leia os principais trechos da entrevista. |
|
| |
leia + |
|
|
 |
 |
| |
|