Aprendizes do Campo participam de atividades práticas na disciplina de Empreendedorismo

 

A aula prática da disciplina de Empreendedorismo foi repleta de novos conhecimentos e oportunidades para os estudantes que participam do Aprendiz do Campo desenvolvido pelo Colégio Teutônia em São Pedro da Serra. Numa parceria com a Municipalidade, os jovens são cotizados pelas cooperativas Certel, Sicredi Serrana, Santa Clara e Ouro do Sul.

O grupo participou de atividades especiais e visitas à Floricultura Graff, à Serralheria São Pedro e ao Frigorífico Specht. Divididos em grupos, os estudantes puderam entrevistar os empresários e conhecer mais sobre a história das empresas. “Em sala de aula, os estudantes incorporaram o papel de jovens jornalistas na elaboração das perguntas para as entrevistas, focando no empreendedorismo e na evolução das empresas”, destaca a coordenadora de Projetos do Colégio Teutônia, Maria de Fátima Fuzer da Silva.

Após a visitação e aplicação do questionário dirigido, os estudantes compartilharam o aprendizado, alinhando os novos conhecimentos teóricos e práticos da vivência. Para a professora Francieli Weimer, a atividade possibilitou que os jovens conhecessem in loco a realidade das empresas e o potencial empreendedor do município. “Os empresários também valorizaram a possibilidade de contribuir com a formação dos estudantes, enaltecendo o aprendizado voltado ao campo, ao setor primário, considerando que a agropecuária é o carro-chefe da economia de São Pedro da Serra”, comenta Francieli.

O programa Aprendiz do Campo está sendo desenvolvido com aplicação da Pedagogia da Alternância. Por meio dessa, a cada duas semanas de aulas teóricas ocorrem duas semanas de atividades práticas relacionadas às propriedades rurais às quais os jovens estão vinculados, contando com o envolvimento das cooperativas cotizadoras e empresas locais, num alinhamento de conteúdos trabalhados em sala de aula.

Notícias