20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul apresenta concertos, recitais, masterclasses, oficinas e palestras de 07 a 14 de julho.

20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul

Enncontro-de-Violoncelos-1De 07 a 14 de julho, acontecem em vários locais de Porto Alegre e em São Leopoldo as atividades do 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul, evento realizado desde 1999 que tem como objetivo oferecer a estudantes e profissionais de música a oportunidade de aperfeiçoar seus estudos de violoncelo com professores que são referência no instrumento, além de oferecer ao público em geral diversos recitais e concertos, todos ligados à música erudita. Coordenado pela professora de violoncelo Milene Aliverti (DEMUS-IA/UFRGS), o evento compreende masterclasses de violoncelo, aulas e palestras.

A tônica do Encontro é a diversidade: reúne, além de estudantes de diversas localidades e diferentes níveis técnicos (sem discriminação entre iniciantes a avançados), músicos profissionais e amadores. Os professores trazem consigo novos conceitos e novas técnicas de aprendizagem aos integrantes do evento. Nesta edição, as professoras convidadas são: Bárbara Westermann, Maria Eduarda Canabarro, Martina Sthrörer e Milene Aliverti.

Este evento cultural conta também com o apoio de importantes instituições como o Instituto de Artes da UFRGS, o Instituto Ling, a Associação dos Aposentados da Companhia Riograndense de Telecomunicações (AACRT), a Associação Amigos do Theatro São Pedro, a OSPA, a Fundação ECARTA, a Branco Produções, a Escola de Música Tio Zequinha e o Goethe Institut.

Programação

Atividades com entrada franca

08 de julho, domingo

17h: Concerto de Abertura com a OSPA Jovem. O solista será o ganhador do 1º Concurso para Jovens Violoncelistas Solistas do RS — categoria até 21 anos. Local: Casa da Música da OSPA (Avenida Borges de Medeiros, 1501 — Cidade Baixa, Porto Alegre, RS)

09 de julho, segunda

19h: Palestra “Quando a Madeira vira Música”, com Vinícius Fachinetti e Renato Casara. Local: Instituto Ling (R. João Caetano, 440 — Três Figueiras, Porto Alegre — RS)

10 de julho, terça

19h30: Recital dos Professores do Encontro. Local: Fundação ECARTA (Av. João Pessoa, 943 — Farroupilha, Porto Alegre — RS)

11 de julho, quarta

12h30: Recital do Trio Birnstiel com a participação de Maria Eduarda Canabarro. Local: Multipalco Eva Sopher (Praça Marechal Deodoro, s/nº — Centro Histórico, Porto Alegre — RS)

12 de julho, quinta

20h: Concerto da Orquestra Jean-Jacques Pagnot. Local: Igreja do Relógio (Rua Marquês do Herval, 480 — Centro, São Leopoldo — RS)

14 de julho, sábado

17h30: Encerramento do 20º Encontro de Violoncelos do Rio Grande do Sul. Local: Casa da Música da OSPA (Avenida Borges de Medeiros, 1501 — Cidade Baixa, Porto Alegre, RS)

Atividades pagas

07 de julho, sábado

17h: Recital do Quinteto Le Donne Nobile. Local: Instituto Ling (R. João Caetano, 440 — Três Figueiras, Porto Alegre — RS). Ingressos à venda no local

13 de julho, sexta

20h: Apresentação da Escola de Música Tio Zequinha com os solistas das categorias B e C do 1º Concurso para Jovens Violoncelistas Solistas do RS. Local: Teatro do CIEE (Rua Dom Pedro II, 861 — São João, Porto Alegre — RS). Ingressos à venda no local

Comunicação Destaque Notícias