Abert divulga comunicado repudiando agressão à jornalista Guacira Merlin da RBSTV / Globo; por Gabriel Vaquer/natelinha.uol.com.br Guacira Merlin

Estou escrevendo com atraso, não sabia do fato, mas acredito que todos cidadãos tem que repudir um fato como o descrito abaixo. Tomei conhecimento, através da redes sociais do meu ex-colega de Rádio Gaúcha, professor Luiz Artur Ferrareto, que escreveu em seu perfil no facebook: “No domingo, dia 1º de maio, o que aconteceu com a repórter Guacira Merlin, da RBS TV, não foi um protesto contra seu empregador como querem alguns. Foi uma agressão pura e simples, um ato de desrespeito ao ser humano e à profissão de jornalista. Só isto.”  Abaixo a íntegra da notícia publicada no blog natelinha.uol.com.br . Minha solidariedade a Guacira Merlin – uma das melhores repórteres da televisão brasileira – e a todos colegas que sofrem ataques desse tipo ao tentar simplesmente cumprir nosso papel de informar.

No último domingo (1), uma equipe de reportagem da RBSTV, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, foi agredida por um manifestante favorável ao Governo Dilma Rousseff (PT).

O ato de violência aconteceu quando a repórter Guacira Merlin gravava matéria sobre uma manifestação promovida pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) em favor da presidente, onde passaria as informações resumidas também dos que queriam a saída de Dilma e também foram às ruas.

Enquanto gravava uma passagem – quando a repórter aparece na reportagem -, um homem, que não foi identificado, se aproximou e chutou o apoio da câmera, deixando o equipamento danificado.

Em nota, a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) condenou o caso. A entidade repudiou o acontecimento e disse que “considera extremamente preocupantes os contínuos atos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa”.

Leia a nota na íntegra:

“A Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT) repudia a agressão sofrida pela equipe da RBS TV, afiliada da Rede Globo, durante cobertura das manifestações de 1º de maio, em Porto Alegre (RS).

A repórter Guacira Merlin fazia uma gravação sobre a manifestação promovida por sindicatos ligados à Central Única dos Trabalhadores (CUT) em favor da presidente Dilma quando um homem se aproximou da equipe e chutou o apoio da câmera, danificando o equipamento. O agressor não foi identificado.

A ABERT considera extremamente preocupantes os contínuos atos de violência que tentam impedir a livre e necessária atuação da imprensa. Todo e qualquer tipo de agressão ou intimidação ao trabalho de jornalistas é um ato contra a democracia. Os profissionais de imprensa cumprem o dever de informar sobre fatos de interesse da sociedade e, portanto, merecem respeito.

DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Presidente”