Antonio Hohlfeldt presidirá a Fundação Theatro São Pedro. Amigo e biógrafo de Eva Sopher aceitou o convite para comandar instituição cultural Antonio Hohlfeldt Foto: Thaísa Bueno

Antonio Hohlfeldt presidirá a Fundação Theatro São Pedro. Amigo e biógrafo de Eva Sopher aceitou o convite para comandar instituição cultural

O jornalista, professor e político Antonio Hohlfeldt presidirá a Fundação Theatro São Pedro.  Terminou próximo das 11h, no Palácio Piratini, o encontro entre os secretários da Cultura, Victor Hugo, Chefe da Casa Civil, Fábio Branco e da Comunicação, Cleber Benvegnú com Hohlfeldt. Depois de várias negociações que envolveram a readequação de horários na Pontifícia Universidade Católica, onde ele trabalha, o martelo foi batido e foi aceito o convite para presidir a FTSP. Hohlfeldt foi amigo e biógrafo de Eva Sopher, que comandou a instituição desde a década de 1970.
Em sua coluna no Jornal do Comércio, ele escreveu: “Alguém me comentava que o governador José Ivo Sartori havia decidido batizar o Multipalco com o nome de Eva Sopher. Bom, acho que isso era o mínimo que deveria ser feito. Mas não basta, isso também precisa ficar claro… Mas quem assumir a direção do Theatro São Pedro, ao lado de sua Associação de Amigos, que é a entidade que realmente vem assumindo a responsabilidade maior pela viabilidade financeira e identitária do teatro, precisa ter credibilidade para continuar a angariar os fundos necessários para a conclusão da obra. E diretorias de entidades diretamente vinculadas ao governo do Estado, como o Banrisul, precisam parar de lavar as mãos, empurrar os problemas para mais adiante e fingir que não têm responsabilidade sobre a situação, porque têm, sim. Aprendi uma coisa ao longo dos anos de vida pública: a gente não pergunta se dá para fazer, porque esta é a maneira de dizer que não se quer fazer nada. A gente tem de afirmar: como faço isso? Do ponto de vista legal e político, administrativo e criativo, e assim se consegue fazer. Foi isso que Eva Sopher fez a vida toda.”
O nome de Antonio Hohlfeldt deve ser anunciado oficialmente nas próximas horas pelo Palácio Piratini. Todos os atuais diretores da Fundação permanecerão em seus cargos.
Cidade Cultura Destaque Poder Política Porto Alegre Sartori