Audiência debate Operação Zelotes. Dados das investigações serão detalhados hoje na Assembleia

Audiência debate Operação Zelotes. Dados das investigações serão detalhados hoje na Assembleia

A Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público Estadual da Assembleia Legislativa gaúcha discute nesta segunda-feira, em audiência pública, a Operação Zelotes, que investiga fraudes no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) da Receita Federal. Na audiência, serão detalhados dados das investigações. A presidente da frente é a deputada Stela Farias (PT).

As apurações estão sob o comando do procurador Frederico Paiva, do Ministério Público Federal (MPF). De acordo com ele, seis empresas em todo o país devem ser denunciadas ainda neste mês por crime de sonegação de impostos e corrupção no Carf. Na primeira leva, segundo Paiva, deve constar uma empresa gaúcha. Entre os grupos gaúchos investigados na operação estão Gerdau, RBS, Mundial-Eberle e Marcopolo.

Deflagrada pela Polícia Federal (PF) em março deste ano, a Zelotes investiga um dos maiores esquemas de sonegação fiscal já descobertos no Brasil. Estão sendo analisados 74 julgamentos do conselho realizados entre 2005 e 2013. Segundo o que foi apurado pela PF até agora, a sonegação chega a R$ 5,7 bilhões. Na última semana, Polícia Federal, Ministério Público e Corregedoria do Ministério da Fazenda e da Receita Federal realizaram busca e apreensão de documentos no Rio Grande do Sul, em São Paulo e no Distrito Federal.

Negócios Notícias Poder Política