Biblioteca Pública do RS reabre ao público na próxima terça-feira, após oito anos de reforma

Biblioteca Pública do RS reabre ao público na próxima terça-feira, após oito anos de reforma

A Secretaria Estadual da Cultura confirmou que será na próxima terça-feira (15), às 9h, a reabertura da Biblioteca Pública do Estado. Ela retorna, após oito anos de reforma e restauro, para o prédio histórico da rua Riachuelo. O acervo com cerca de 240 mil volumes foi transferido para a Casa de Cultura ao longo desses anos para que o serviço ao público fosse mantido.

As reformas do prédio histórico foram possíveis através de financiamento do Projeto Monumental e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O primeiro liberou R$ 500 mil, o que permitiu apenas reparos considerados urgentes. A maior parte dos recursos foi disponibilizada com um empréstimo junto ao BNDES. Diversos atrasos foram registrados por conta da demora na liberação da verba. A primeira etapa de intervenções estruturais foi concluída em 2013, a um custo de mais de R$ 2,5 milhões.

Antes da reabertura oficial, para o público em geral, a Secretaria da Cultura vai oferecer uma visita guiada na próxima segunda-feira (14). (Vitória Famer / Rádio Guaíba)

Cultura Notícias Porto Alegre