Caixa lança crédito imobiliário mais barato e atrelado à inflação Juros começam em 2,95%, mais IPCA; indicador é considerado mais instável. Presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimaraes, fala durante lançamento de nova linha de crédito imobiliário Foto: Alan Santos/PR

Caixa lança crédito imobiliário mais barato e atrelado à inflação

A Caixa lançou ontem linha de crédito para a casa própria com correção pelo IPCA, o índice oficial da inflação. A nova modalidade de financiamento terá taxas de juros entre 2,95% e 4,95% ao ano, mais o IPCA – mais baratas que os juros dos contratos atuais do banco, que chegam a 9,75%, mais Taxa Referencial (TR), atualmente zerada. De acordo com previsões da Caixa, a novidade permitirá o fechamento de 50 mil novos contratos imobiliários.

Essas linhas de crédito valerão para novos financiamentos, por até 30 anos, e serão opcionais. De acordo com o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, com a adoção do IPCA, haverá queda de até 51% no valor da prestação do imóvel, em comparação com os contratos antigos. Para analistas, no entanto, os empréstimos para a compra da casa própria corrigidos pela inflação representam risco porque o indicador é mais volátil: se o IPCA aumentar durante a vigência do contrato, o custo do financiamento também subirá.

Leia mais em O Estado de S.Paulo

Comunicação Destaque Notícias