Porto Alegre: Câmara concederá título de Cidadão a Fernando Vieira

Porto Alegre: Câmara concederá título de Cidadão a Fernando Vieira

A Câmara Municipal aprovou, nesta quinta-feira (29/9), o Projeto de Lei do Legislativo nº 121/16, de autoria do vereador João Bosco Vaz (PDT), que concede o Título de Cidadão Emérito de Porto Alegre ao jornalista, radialista e apresentador Fernando Vieira. O homenageado nasceu em 1948, na capital gaúcha, e, em 1968, iniciou sua carreira profissional na então TV Difusora (hoje TV Bandeirantes). Foi cinegrafista, trabalhou no departamento de promoções e foi responsável pela programação na inauguração da televisão, em 10 de outubro de 1969. Trabalhou 17 anos na TV Bandeirantes e outros 17 na TV Guaíba.

Homenagem aos 20 anos de criação da Fundação Thiago Gonzaga. Proponente da homanagem, vereador João Bosco Vaz ba tribuna do plenário.
Vereador João Bosco Vaz (PDT). Foto: Matheus Piccini/CMPA

O jornalista produziu e apresentou diversos programas de televisão, como o Difusora Gente, exibido nas tardes de domingo, em 1972, e o programa diário chamado Agenda, que tratava de assuntos ligados à sociedade, ao cotidiano e à música. Depois, integrou a mais famosa equipe da televisão gaúcha, no emblemático programa Portovisão. De 1978 a 2005, apresentou o programa Fernando Vieira, na TV Guaíba, e passou a integrar a atração Guaíba ao Vivo, da Rádio Guaíba. Em maio de 2005, transferiu-se para a TV Pampa, na qual produziu e apresentou o Programa Zoom, dedicado à música brasileira.

Com visão empreendedora, Fernando Vieira lançou a Festa Nacional do Disco (posteriormente chamada de Festa Nacional da Música), que, em 2016, completa 16 anos, representando um marco no encontro de músicos e gravadoras, e a Multifeira, a maior feira de divertimentos e utilidades domésticas já realizada no Estado.

Agenda Cidade Comunicação Cultura Notícias Poder Política Porto Alegre prefeitura Turismo Vídeo