Canoas recebe Campanha Desejos para Saúde nesta quinta-feira Simers busca de respostas da população. João Mattos/Divulgação SIMERS

Canoas recebe Campanha Desejos para Saúde nesta quinta-feira

A Campanha Desejos para a Saúde chega a Canoas nesta quinta-feira (28). A iniciativa lançada pelo Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (SIMERS) criou um canal direto e inédito no País para a população dizer o que deve melhorar na saúde. Esses ‘desejos’ serão levados pelo Sindicato aos gestores públicos, principalmente aos candidatos às eleições municipais (prefeitos e vereadores).

CANOAS == A ação em Canoas ocorrerá das 18h às 21h no Calçadão, em frente à estação do Trensurb. O SIMERS fará uma projeção chamada de mapping, que vai gerar uma experiência visual inusitada a quem passar pelo local. As pessoas poderão conhecer dados de como está a saúde na cidade e no Estado e ainda entender mais sobre o site. Em Pelotas, a ação ocorre nesta quarta-feira (27). A iniciativa já chegou a Porto Alegre (21) e Santa Maria (26).

Os moradores podem indicar até três desejos pelo site www.desejosparasaude.com.br. Os temas mais votados serão levados pelo SIMERS aos candidatos. Milhares de votos já foram registrados em poucos dias de campanha – lançada no dia 21, além de um grande interesse de muitas cidades e organizações das comunidades em divulgar e motivar a participação. As votações podem ser feitas até 30 de agosto.

As pessoas podem votar mais de uma vez e em mais de um município. “Você pode morar em Canoas, votar nos desejos do que deve melhorar na saúde da cidade, e ainda votar em melhorias em Porto Alegre, Esteio, Novo Hamburgo, etc. Queremos ver as pessoas dizendo o que falta, o que precisam”, motiva o presidente do SIMERS, Paulo de Argollo Mendes.

“Queremos mapear os desejos em um canal que vai levar esses asnseios a quem cabe agir, seja o candidato ou aquele que daqui a pouco será o prefeito”, destaca Argollo. O Sindicato vai divulgar no final da campanha os temas mais votados, que formarão o mapa diagnóstico das principais necessidades ligadas à saúde em cada uma das 497 localidades.

Um dossiê com estas conclusões será entregue aos candidatos a prefeito dos municípios gaúchos, cobrando um plano de ação para a solução dos problemas apontados de forma efetiva. “Os cidadãos são o termômetro da saúde no Estado, pois eles sofrem com a precariedade do atendimento e com a falta de recursos. Essa campanha é uma oportunidade para que a sociedade seja ouvida, expondo suas dificuldades e apresentando suas preocupações. O diagnóstico preciso vai permitir que o SIMERS atue de forma mais assertiva na defesa dos direitos à saúde dos gaúchos”, destaca o presidente do SIMERS.

Cidade Notícias Política Saúde