Carnaval de Rua tem último final semana de desfiles na Orla Carnaval de Rua de Porto Alegre reuniu mais de 170 mil foliões neste ano. Foto: Jônatas Padilha/Divulgação SMC/PMPA

Carnaval de Rua tem último final semana de desfiles na Orla

O desfile dos blocos do Carnaval de Rua de Porto Alegre, que já reuniu mais de 170 mil foliões encerra a programação neste sábado e domingo, 23 e 24. Os eventos terão a presença dos grupos Da Malvina, Bloco do OP, Afrotchê, B Loukos, As Cores da Cidade, Ai Que Saudade do Meu Ex, Do Guerreiro, Filhos do Cumpadi Washington e Império da Lã.

O secretario adjunto da Cultura, Leonardo Maricato, comemora o sucesso da iniciativa da prefitura de realizar o Carnaval de Rua por meio de edital.

“O formato inédito deste edital adotado pela prefeitura trouxe mais transparência na relação entre a administração municipal e os blocos. Além disso, o evento foi qualificado em sua estrutura, como segurança, banheiros químicos e equipamentos de som, por exemplo. Cabe também ressaltar que todas estas mudanças positivas foram realizadas sem honerar os cofres públicos”, enfatiza Maricato.

No sábado, a concentração irá iniciar às 13h, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil, com os shows dos blocos Da Malvina, Bloco do OP, Afrotchê, B Loukos e As Cores da Cidade previstos para se estenderem até as 23h.

No domingo, a folia vai começar um pouco mais cedo, a partir das 9h no mesmo local, com os grupos Ai Que Saudade do Meu Ex, Do Guerreiro, Filhos do Cumpadi Washington e Império da Lã comandando a festa, também até as 23h.

Estrutura – Como nos outros dias de evento, o público que for ao encerramento do Carnaval de Rua no Circuito Orla terá à disposição uma estrutura montada com banheiros químicos, segurança privada, equipes de apoio, espaço de concentração e dispersão com food park e pontos de iluminação e sonorização, além de duas UTIs móveis, caminhão-bar e trio elétrico. Neste ano, o evento tem a promoção da Impacto Vento Norte, o patrocínio da Skol, o apoio do Grupo Austral e do Opinião e a realização da Prefeitura de Porto Alegre.

Programação:

23 de março, sábado – Circuito Orla

Da Malvina e Bloco do OP, 13h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.

O bloco Da Malvina, uma iniciativa do Instituto Cultural, Esportivo e Assistencial Vila Malvina, é formado por moradores desta comunidade, localizada no Morro Santa Teresa, zona sul da Capital. Depois de trabalhar com o rap e com outros gêneros em diversas atividades sociais, o grupo estará participando, em 2019, pela primeira vez do Carnaval de Rua de Porto Alegre.

Como forma de comemorar os avanços proporcionados pelo Orçamento Participativo em Porto Alegre, foi criado o Bloco do OP. A iniciativa, liderada pelos conselheiros e delegados das 17 regiões atendidas pelo projeto da prefeitura, reúne integrantes de diversas comunidades, assim como membros de movimentos sociais e de associações de moradores da Capital. Em seus desfiles, o grupo tem o intuito de promover a integração e a aproximação dos seus frequentadores.

Bloco Afrotchê e B Loukos, 15h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile da 17h às 20h.

Do bairro Humaitá, o bloco Afrotchê está em atividade desde 1994 e foi a primeira entidade carnavalesca a se apresentar no Complexo do Porto Seco, dias antes da sua inauguração oficial. O grupo, que toca o samba reggae no estilo do baiano Olodum, tem a maioria dos seus ritmistas formados nas suas próprias oficinas de percussão, realizadas como projeto social para crianças e adolescentes.

Já o B Loukos, fundado em 2012, surgiu em uma festa de aniversário do seu presidente, José Claudemir Buchecha. Durante a comemoração, o grupo de amigos discutiu o Carnaval de Porto Alegre e criou um bloco para representar o bairro Bom Jesus.

As Cores da Cidade, 18h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

Também desfilando no Carnaval de Rua de Porto Alegre pela primeira vez, o bloco As Cores da Cidade é uma parceria da produtora Tô na Rua e da festa gay XXXtreme, que ocorre trimestralmente na cidade. Com o intuito de celebrar a diversidade, o grupo contará com a performance da cantora Valéria Houston e dos DJ’s Thiago e Leticia Sartoretto.

24 de março, domingo – Circuito Orla

Ai Que Saudade do Meu Ex, 9h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 10h às 13h.

Em atividade há menos de um ano, o bloco Ai Que Saudade do Meu Ex foi criado com a intenção de propor uma crítica bem humorada das mazelas dos dias atuais. O grupo, que expressa nas suas músicas a alegria e a tristeza do povo brasileiro, conta com membros das mais diferentes faixas etárias e vai levar a bandeira da defesa da democracia para a avenida.

Do Guerreiro, 13h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 14h às 17h.

O bloco Do Guerreiro é oriundo dos bairros Restinga e Partenon, formado por ex-integrantes da escola de samba Estado Maior da Restinga. O grupo, que integra a Liga dos Blocos Descentralizados, foi criado com o intuito manter viva a cultura do Carnaval e de prestar uma homenagem a São Jorge, padroeiro das agremiações carnavalescas do Brasil. No seu desfile, terá a participação especial do Bloco da Amizade, do Campo da Tuca.

Filhos do Cumpadi Washington, 16h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, em frente à Praça do Canhão do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 17h às 20h.

O Filhos do Cumpadi Washington se apresentou em outras edições do Carnaval de Rua de Porto Alegre e está junto desde 2014, formado por músicos e amigos que se conheceram através das bandas gaúchas Constelação e Se Ativa. No repertório da sua apresentação, estarão clássicos do axé e do pagode dos anos 90, não faltando hits de É o Tchan, Molejo, Só Para Contrariar e Raça Negra.

Império da Lã, 19h – Concentração na avenida Edvaldo Pereira Paiva, frente à pista de skate do Parque Marinha do Brasil. Desfile das 20h às 23h.

O bloco Império da Lã está em atividade desde 1994 e conta com músicos de diversas bandas de Porto Alegre, como Bidê ou Balde, Groove James e Dr. Samba, entre outras mais. O grupo não possui formação fixa e costuma executar, em suas apresentações, marchinhas de Carnaval e grandes composições da música brasileira em versão samba-enredo, de artistas como Tim Maia, Daniela Mercury, Mamonas Assassinas e Jorge Ben.

O Carnaval de Rua de Porto Alegre 2019 tem patrocínio Skol, apoio do Grupo Austral e Opinião, promoção Impacto Vento Norte e realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre.

Comunicação Destaque Notícias