Ciclo Os Livros de Nossa Vida recebe Gunter Axt e Felipe Pimentel Foto: Guilherme Santos/Joel Vargas /PMPA

Ciclo Os Livros de Nossa Vida recebe Gunter Axt e Felipe Pimentel

O projeto Os Livros de Nossa Vida terá mais uma edição nesta segunda-feira, 27, às 18h30, na Sala Álvaro Moreyra do Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (av. Erico Verissimo, 307). No encontro, escritores, professores, artistas e jornalistas evocam as obras decisivas em sua formação existencial e intelectual. Nesta edição, participam, de um lado, Gunter Axt, historiador gaúcho, intelectual cosmopolita, amigo de personagens proeminentes da cultura internacional, como Camille Paglia e Pedro Juán Gutierrez. De outro, Felipe Pimentel, psicanalista, professor de História, ex-coordenador da Memória Cultural da Secretaria da Cultura de Porto Alegre e autor de artigos do blog Estado da Arte, do jornal O Estado de São Paulo. O evento tem entrada franca.

O coordenador de Literatura e Humanidades da Secretaria Municipal da Cultura, Sérgius Gonzaga, será o mediador do encontro. “Além dos livros que marcaram suas vidas, os convidados abordarão temas como Freud, guerra cultural, força das ideias na cena contemporânea, entre outros assuntos palpitantes”, comenta Gonzaga.

O projeto – Os Livros de Nossa Vida surgiu da natural curiosidade que os leitores experimentam diante da formação literária de escritores, personalidades culturais e professores de Literatura. Quais as obras que em sua infância, juventude e maturidade os atingiram profundamente e os arrastaram para o vício da escrita e para a compulsão da leitura? Quais foram os textos que deixaram marcas indeléveis em sua personalidade? Quais os livros que amaram e não amam mais? E vice-versa, livros rejeitados na juventude e que, mais tarde, irromperam em suas existências com a força de um terremoto? Quais os textos obscenos, os textos ridículos, os textos absurdos que em várias circunstâncias, sobretudo as juvenis, cada um dos participantes leu? Qual o peso da leitura no cômputo geral da vida de cada participante do projeto?

Serviço
Projeto Os Livros de Nossa Vida – Gunter Axt e Felipe PimentelSegunda-feira, 27, às 18h30
Sala Álvaro Moreyra, (Erico Verissimo, 307 –Menino Deus)
Entrada franca.

Comunicação Notícias