Comentários sobre vídeo de Janaína Paschoal falando em “República das cobras” criam polêmica sobre machismo na análise de internautas

 

Com a participação dos Juristas Hélio Bicudo, Janaina Paschoal e Miguel Reale Jr., autores do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff em tramitação na Câmara dos Deputados, manifestantes se reuniram neta segunda-feira (4) no Largo São Francisco, em frente à Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), para defender  o afastamento de Dilma do cargo. O grupo gritava “Fora Dilma”, “Fora PT”, “Impeachment já” e o nome do juiz Sérgio Moro.

Nas redes sociais,  está estabelecida uma polêmica entre os internautas sobre o trecho de um vídeo onde a advogada Janaína Paschoal discursa referindo-se aos que estão no poder diz que “eles se fortalecem do nosso medo, eles se fortalecem na ambição desmedida. Nós queremos libertar o nosso país do cativeiro de almas e mentes. Não vamos abaixar a cabeça para essa gente que se acostumou com discurso único”. Janaína disse que “as cobras que estão no Poder estão se aproveitando para se perpetuar”. Segundo ela, “eles se fortalecem no nosso medo, na ambição desmedida”. Ainda cp_17135907840959402afirmou que estamos num momento de reflexão. “Mais do que parar para refletir sobre o impeachment, que tem motivos de sobra, queremos servir a uma cobra? Nós somos muitos migueis, muitas janainas, não vamos deixar essa cobra dominando porque somos seres de almas livres”, disse. “Não vamos abaixar a cabeça. Desde pequenininha que meu pai me diz ‘Janaina, Deus não dá asa para cobra’. E eu digo: Pai, às vezes, a cobra cria asa. Mas Deus manda uma legião para acabar com a cobra”. “Acabou a República da cobra” bradou chamando um “fora PT, fora jararaca”. Apoiadores do Fica Dilma criticam Janaína, enquanto outros lembram que no caso da Isto é, o governo vai inclusive ingressar na justiça contra a revista.

12279144_1014451598576754_1664727814065347495_n
Carolina Cyrillo da Silva, UFRJ

12901203_10154666090654325_1768889662654861068_o (1)Sobre o vídeo no seu perfil do Facebook, o cineasta Jorge Furtado, comenta: “Bem certinha a moça.”  Já o jornalista e escritor Fernando Morais publica: ” vocês viram esse vídeo? a tal janaína (adEvogada que pediu o impícho da dilma junto com o hélio “embaixada no vaticano” bicudo e o miguel “galinha verde” reale) está urgentemente precisada de um exorcista e um vidro de xampu. não necessariamente nessa ordem.”  A advogada e professora da UFRJ, Carolina Cyrillo da Silva(foto), questiona: “Abro meu face e me deparo com no mínimo uns 30 compartilhamentos do vídeo do YouTube onde a advogada e professora da USP Janaina Paschoal esta discursando em favor do impeachment. Desses compartilhamentos 90% feitos por homens simpatizantes do governo, acompanhados de adjetivos sobre a professora idênticos aos usados pela Isto é para falar da Dilma Screenshot_6(desequilibrada, mal amada, louca, demente etc)… Então estou aqui protestando contra esse machismo seletivo que usa da mesma arma escrota (novamente) para deslegitimar uma mulher …Podre”

Comportamento Comunicação Cultura Direito Economia Negócios Notícias Poder Política

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *