Eleições 2016/Câmara de Vereadores da Capital: confira candidatos famosos, com nomes inusitados e até uma mulher que se inscreveu como Rousseff mesmo sem ser parente de Dilma; por Vitória Famer/Rádio Guaíba Imagem reprodução YouTube

Eleições 2016/Câmara de Vereadores da Capital: confira candidatos famosos, com nomes inusitados e até uma mulher que se inscreveu como Rousseff mesmo sem ser parente de Dilma; por Vitória Famer/Rádio Guaíba

Até o momento, 585 pessoas se candidataram para disputar as 36 cadeiras da Câmara Municipal de Vereadores da Capital. Porém, ao menos 20 nomes que vão estar disponíveis na urna eletrônica foram selecionados pela reportagem da Rádio Guaíba apontados como “inusitados”, em ordem alfabética:

1) Baba Diba de Iyemonja (Valmir Ferreira Martins)
2) Batista Bombocado (José Batista Brero)
3) Beto Colosso da Lagoa (Roberto Dimari Rodrigues)
4) Carmem Popô (Carmem Lúcia Pereira)
5) Chimia (José Antonio da Silva Bitencourt)
6) Emerson Balinha (Emerson Martins Dutra)
7) Hermes Xula do Posto de Saúde (Hermes Roberto Araujo)
8) Jorge Piu Piu (Jorge dos Santos Bagesteiro)
9) Julinho do QG do Frango (Jose Julio Farias da Silva)
10) MC Vesga (Adriana Biacchi da Silva)
11) Moranguinho da Habitação (José Natividade Colmao Martins)
12) Ney do Bolicho (Golnei Angelo Grolli)
13) Perversa Angelita (Angelita Pinto de Souza)
14) Petiço do Canadá (Antonio Luis Ribeiro)
15) Pinguim Pelejador (Luiz Fernando Nobia Martins)
16) Pipoca (Ana Lucia Nunes Soares)
17) Queixinho (Edio Onofre Gonçalves)
18) Teimoso (Thiago Christian Ritter)
19) Wilson o Indignado (Wilson Chaves Filho)
20) É pela Família (Adilson de Souza Costa)

Os nomes foram encontrados no portal do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul onde os ouvintes também podem ter acesso, para visualizar o partido dos candidatos. Em uma outra lista, confira os famosos que também estão disputando o pleito municipal:

1) Alemão da Geral (Rodrigo Marques Rysdyk)
2) Bibo Nunes (Alcibio Mesquita Bibo Nunes)
3) Claudio Andrade (Claudio Roberto Bernardes Andrade)
4) Comandante Nádia (Nadia Rodrigues Silveira Gerhard)
5) Dj Cassiá (Jesus Cassiá Lopes Gomes)
6) Duda Calvin (Eduardo Soares da Rosa)
7) Farid Germano Filho (igual)
8) Kenny Braga (igual)

Caso inusitado

Mesmo não contendo o sobrenome Rousseff em seu nome oficial, a postulante ao parlamento municipal Carolina Duarte escolheu o sobrenome da presidente afastada Dilma Rousseff para a urna eletrônica: Carolina Rousseff.

Legislação para este ano

De acordo com a legislação eleitoral, cada partido ou coligação terá que preencher o mínimo de 30% e o máximo de 70% para candidaturas de cada sexo. Caso não seja indicado o número máximo de candidatos previsto para vereadores, os partidos políticos poderão complementar as vagas remanescentes, requerendo o registro até 2 de setembro de 2016.

Com a minirreforma eleitoral, o período de propaganda dos candidatos no rádio e na TV foi diminuído de 45 para 35 dias, com início em 26 de agosto e término em 29 de setembro de 2016, no primeiro turno. Assim, a campanha terá dois blocos no rádio e dois na televisão com 10 minutos cada. Além dos blocos, os partidos terão direito a 70 minutos diários em inserções, que serão distribuídos entre os candidatos a prefeito (60%) e vereadores (40%). Para este ano, essas inserções somente poderão ser de 30 ou 60 segundos cada uma. (Vitória Famer/Rádio Guaíba)

Destaque Eleições 2016