Porto Alegre, sexta, 19 de abril de 2024
img

Pesquisadores gaúchos integrarão debate da Lancet Oncology

Detalhes Notícia
Carlos Barrios(foto) será um dos coordenadores de conferência com a participação de Gustavo Werutsky, Stephen Stefani e Rodrigo Dienstmann, entre outros especialistas internacionais.

 

 

Tecnologias emergentes e pesquisa clínica na América Latina (Emerging Technologies and clinical research in Latin America) será o tema da webinar promovida pela revista científica The Lancet Oncology no dia 18/11 com a participação de quatro especialistas brasileiros do Grupo Oncoclínicas, além de dois argentinos. A videoconferência irá debater a questão do financiamento da pesquisa clínica, a coleta e análise de Big Data e o impacto nos sistemas de saúde em países em desenvolvimento, bem como o desafio de tornar as tecnologias de sequenciamento de diagnóstico disponíveis para todos os pacientes.

Stephen Stefani

A webinar será coordenada pelo oncologista e pesquisador do Grupo Oncoclínicas Carlos Barrios e pelo argentino Eduardo Cazap. Além dos integrantes do Grupo Oncoclínicas Gustavo Werutsky, Stephen Stefani e Rodrigo Dienstmann, também é convidada a argentina Georgina Sposetti, criadora da primeira plataforma latino-americana que conecta médicos pesquisadores e pacientes. Cada especialista terá 20 minutos para sua apresentação virtual.

O objetivo da webinar é mostrar quais as alternativas que os países em desenvolvimento podem adotar para acompanhar a evolução das tecnologias em saúde. De acordo com Stephen Stefani, em um cenário global que aponta na direção de financiamentos insuficientes, o desafio é construir soluções de acesso às novas tecnologias para os vários segmentos da sociedade, considerando as barreiras sociais e econômicas, o que pode ser feito com ferramentas de gestão e critérios transparentes.

O webinar integra o London Cancer Week 2020, que ocorre até a próxima sexta-feira (20/10) com mais de 20 encontros virtuais para discutir a incidência do câncer em países emergentes. A programação é organizada pela The Lancet, uma das revistas mais importantes e influentes na área médica mundial – sua versão The Lancet Oncology é referência para publicação de estudos e pesquisas no segmento da oncologia.