Porto Alegre, quarta, 24 de abril de 2024
img

RS: Nova diretoria da AJURIS assume dia 3

Detalhes Notícia

O juiz de Direito Orlando Faccini Neto, 43 anos, assumirá na segunda-feira, dia 3 de fevereiro, a presidência da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) para o biênio 2020-2021. A cerimônia de posse da nova diretoria está programada para as 18h, na Escola da Magistratura da AJURIS (Rua Celeste Gobatto, 229, Praia de Belas).

O novo presidente da AJURIS é formado pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (São Paulo). É mestre em Direito Público pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e doutor em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Lisboa (Portugal). Faccini ingressou na magistratura em 2001, na comarca de Jaguarão. Em 2004, assumiu a Vara Criminal de Carazinho e, em 2011, foi promovido para a comarca de Passo Fundo, também na área criminal. Em 2016, assumiu como titular do 1º Juizado da 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, cargo de que está afastado por sua atuação associativa. O novo presidente da AJURIS também atuou no gabinete do ministro Felix Fischer, no Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, quando auxiliou em julgamentos de recursos de processos da Operação Lava Jato. Na AJURIS, Faccini integrou duas vezes o Conselho Deliberativo como conselheiro eleito. Na gestão que está se encerrando, foi o vice-presidente Administrativo.

A eleição de Faccini ocorreu no dia 8 de dezembro de 2019, em chapa única. A desembargadora Vera Lúcia Deboni, atual presidente da AJURIS, voltará à atividade jurisdicional na 7ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do RS. A magistrada seguirá atuando como vice-presidente de Políticas Remuneratórias da Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), cargo que foi eleita para o triênio 2020-2022.

O Conselho Executivo da AJURIS que tomará posse no dia 3:
Presidente: Orlando Faccini Neto
Vice-presidente Administrativo: Cláudio Luis Martinewski
Vice-presidente de Patrimônio e Finanças: Mauro Peil Martins
Vice-presidente Cultural: Márcia Kern
Vice-presidente Social: Káren Rick Danilevicz Bertoncello
Vice-presidente de Aposentados: Felipe Rauen Filho
Diretor da Escola da Magistratura: Jayme Weingartner Neto
Vice-diretora da Escola da Magistratura: Patrícia Laydner