Porto Alegre, quinta, 18 de abril de 2024
img

Porto Alegre: 'Antidesenvolvimentista': Paim critica proposta de Marchezan para transporte público; por Diego Nuñez/Jornal do Comércio

Detalhes Notícia

Desentendimentos e discordâncias marcaram o último ano da relação do prefeito de Porto Alegre, Nelson Marchezan Júnior (PSDB), com a cúpula do PP, partido do vice-prefeito Gustavo Paim. Na questão das novas propostas do Executivo municipal para o transporte público da Capital, não foi diferente. Paim discorda de parte do pacote de cinco projetos da prefeitura para o transporte coletivo, apresentados nesta segunda-feira (27), visando diminuir a tarifa do ônibus paga pelos porto-alegrenses – atualmente a mais cara do Brasil.

Algumas pautas já eram debatidas na Câmara Municipal de Porto Alegre, como a retirada dos cobradores de ônibus em viagens realizadas durante a madrugada e o fim da noite e o fim da taxa de gestão da Câmara de Compensação Tarifária (CCT). Para estas, o vice-prefeito acredita haver uma discussão de mérito possível. A discordância veemente fica para as novas ideias de Marchezan. “Me parece antidesenvolvimentista a possibilidade de criar um pedágio urbano”, avalia Paim. “O problema existe, mas não será criando taxa e tarifas, que penalizam visitantes e empreendedores, que melhoraremos a mobilidade”.
O vice-prefeito se refere à intenção do governo de cobrar uma taxa de todos os veículos emplacados fora de Porto Alegre que ingressarem na cidade. O valor corresponderia a uma passagem de ônibus (atualmente em R$ 4,70), e iria impactar em R$ 0,50 em uma futura redução. Outra discordância reside sobre o projeto que cria uma taxa de mobilidade urbana para empresas por quantidade de funcionários.

Clique aqui e leia a íntegra no site do Jornal do Comércio