Dezenas de milhares protestam contra o impeachment em Porto Alegre; por Bernardo Bercht/Correio do Povo

Dezenas de milhares protestam contra o impeachment em Porto Alegre; por Bernardo Bercht/Correio do Povo

O Centro Histórico de Porto Alegre foi tomado por dezenas de milhares de manifestantes no fim da tarde e início da noite desta sexta-feira. O Ato em Defesa da Democracia reuniu mais de 50 mil pessoas, conforme os organizadores, e cerca de 10 mil na análise da Brigada Militar. O ex-governador Tarso Genro encerrou os discursos antes da caminhada e garantiu luta contra a deposição da presidente Dilma Rousseff: “Se por infelicidade este golpismo cumulativo vencer, no outro dia estaremos juntos na rua para lutar pela democracia. Para que devolvam o poder à soberania popular”, convocou.

Tarso acrescentou que o clamor do protesto não era por Lula, Dilma ou o PT. “Nossa luta é universal, não defende a, b ou c, mas o estado de direito democrático, a presunção da inocência, o direito das pessoas se defenderem sem serem massacradas pela mídia odiosa e manipuladora”, enfatizou. “Vamos resistir e vamos vencer. Viva o povo brasileiro, a democracia e o estado de direito. Não passarão”, bradou o ex-governador à multidão na Esquina Democrática.

Depois disso, o grupo seguiu em marcha para o Largo Zumbi dos Palmares. Entre os participantes, circulavam o ex-prefeito petista Raul Pont e o ex-governador Olívio Dutra, cumprimentando os apoiadores e garantindo “resistência”.

No meio da multidão, o canto mais ouvido foi “Não vai ter golpe, vai ter luta”. Mas muitas vezes puxaram “Lula é meu amigo, mexeu com ele, mexeu comigo. Olê, olê, olá, Lula, Lula”. O carro de som também conclamou “não vai passar não passarão. Não vão rasgar a nossa constituição”.

O percurso até o Zumbi dos Palmares foi realizado de forma pacífica e provocou o bloqueio do trânsito em vários pontos da Borges de Medeiros e Loureiro da Silva. O grupo chegou por volta das 20h30min ao destino final, onde seguiu a convocação de luta contra o impeachment de Dilma.

Cidade Notícias Poder Política Porto Alegre prefeitura