Dia do Médico: José Camargo da Santa Casa foi um dos profissionais homenageado pelo Senado Federal Sessão especial desta sexta-feira (18/10) em Brasilia, homenageou personalidades da área da saúde que prestaram relevantes contribuições à Medicina. Foto: Senado Federal

Dia do Médico: José Camargo da Santa Casa foi um dos profissionais homenageado pelo Senado Federal

O diretor médico do Hospital Dom Vicente Scherer da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, José Camargo, recebeu homenagem durante a sessão especial do Senado Federal nesta sexta-feira (18/10). Na data em que se celebra o Dia do Médico, o cirurgião torácico foi reconhecido pelos parlamentares pela sua contribuição como liderança em cirurgia do tórax e muito especialmente na área dos transplantes, onde comandou duas experiências pioneiras: há 30 anos (1989 )o primeiro transplante de pulmão na America Latina, e, há 20 anos (1999), o primeiro transplante de pulmão com doadores vivos, feito fora dos EUA. Atualmente, dirige o primeiro centro de transplantes do país, localizado na Santa Casa, e sua equipe é responsável por 660 transplantes de pulmão, o que representa 53% da experiência brasileira nesta área.

Em seu agradecimento durante a homenagem, Camargo falou sobre sua relação com a Medicina: “É possível ser muito feliz fazendo Medicina, desde que a gente saiba eleger a prioridade. “O meu modelo de Medicina persegue a ideia de que felicidade passa pela seguinte concepção: nós seremos melhores médicos quando a nossa preocupação for a de dar a cada paciente a oportunidade dele ter uma alegria que ele não teria se nós não existíssemos”, concluiu.

 

ABAIXO UMA DAS TANTAS ENTREVISTAS QUE FIZ COM DR. CAMARGO. SEMPRE UM GRANDE PAPO!!

 

Notícias Política Porto Alegre Saúde Trabalho