DMLU assume gerenciamento da limpeza de praças e parques em Porto Alegre Cooperativa dos Trabalhadores das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa) venceu a licitação. Foto: PMPA

DMLU assume gerenciamento da limpeza de praças e parques em Porto Alegre

O diretor-geral do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), Gustavo Fontana, assinou hoje o contrato de prestação do serviço de limpeza de praças e parques em Porto Alegre. A partir do dia 24, o serviço passa a ser realizado pela Cooperativa dos Trabalhadores das Vilas de Porto Alegre (Cootravipa), vencedora da licitação. Com isso, o DMLU assume o gerenciamento da limpeza em parques, hoje a cargo da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam).

“Com o encerramento do contrato da Smam com o prestador do serviço, decidiu-se pela unificação às atividades de limpeza urbana de vias públicas, cuja atribuição é do DMLU, visando facilitar a operação e dando ao cidadão uma única porta de entrada quanto à solicitação dessas tarefas na cidade”, explica Fontana.

Para a nova incumbência, o departamento vai contar com 16 equipes (10 para fazer roçada e capina e seis para varrição e coleta dos resíduos), que trabalharão, também, na limpeza dos três cemitérios públicos e das praças e parques com quadras esportivas subordinadas à Secretaria Municipal de Esportes, Recreação e Lazer. Por mês serão pagos R$ 540,2 mil para a execução dos serviços.

O contrato não abrange as praças adotadas por terceiros, nem os parques Farroupilha, Marinha do Brasil, Moinhos de Vento, Harmonia, Chico Mendes, Marechal Mascarenhas de Moraes, Saint’Hilaire e Praça Província de Shiga. Nesses locais, uma equipe própria da Smam segue respondendo pela limpeza. (Rádio Guaíba)

Cidade Destaque Política Porto Alegre prefeitura Turismo