Conselho de Economia entrega para Patrícia Palermo prêmio de Economista do Ano e para Marta Sfredo o de jornalista de economia 2016. Danilo Ucha recebeu homenagem póstuma Marta Sfredo, jornalista de economia 2016; Simone Magalhães, presidente do Corecon RS; Patrícia Palermo, Economista do Ano e jornalista Rosane de Oliveira no evento do Conselho Regional de Economia

Conselho de Economia entrega para Patrícia Palermo prêmio de Economista do Ano e para Marta Sfredo o de jornalista de economia 2016. Danilo Ucha recebeu homenagem póstuma

O Corecon/RS promoveu nesta quinta-feira, 8, no Hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre, a solenidade de entrega do “Prêmio Corecon/RS 2016”, do Prêmio Economista do Ano, para Patrícia Palermo,  da Fecomércio e dos prêmios “Economista Destaque do Ano” e “Docente Destaque do Ano”. Durante concorrida cerimônia, que lotou o auditório do Hotel, também foram homenageados o “Jornalista de Economia do Ano” e os vencedores do “Prêmio Reportagem de Economia 2016”, com as melhores reportagens de Economia de mídia impressa (jornal/revista), rádio e mídia digital, no Rio Grande do Sul.

A presidente Simone Magalhães abriu oficialmente a solenidade dando boas vindas aos presentes, e falou da satisfação de o Corecon/RS em poder realizar mais uma edição de entrega dos Prêmios. Lembrou o ano de dificuldades enfrentadas pelas economias do país e do Rio Grande do Sul, “que soube exigir de todos nós, economistas, esforço e reflexão para entendê-lo e muita sabedoria e paciência para explicar a complexidade de seus acontecimentos”. Disse que se trata de uma noite festiva, que reúne, através da riqueza de pensamentos, estudos e pesquisas, a busca da compreensão sobre os incansáveis desdobramentos da história do pensamento econômico. “O que temos hoje aqui, de um lado, é o resultado de muito trabalho e dedicação, que envolveu diretamente universidades, docentes, círculo profissional e familiares. De outro, o produto das diferentes ações do mundo econômico. O desafio diário de receber a informação e de transmitir, de forma clara e objetiva, a realidade que ela representa, assim como seus impactos, no dia a dia da sociedade”, acrescentou.

Agradeceu o apoio dos conselheiros na conquista de grandes avanços alcançados em benefício da categoria, durante sua gestão e lembrou a aproximação cada vez maior do Corecon com os estudantes e os cursos de Economia e o estreitamento de parcerias, alcançado durante as visitas às principais instituições públicas e privadas do RS. “Foi a legitimação de mais espaço para atuação do nosso economista e, consequentemente, do fortalecimento cada vez maior da nossa profissão”. Lembrou com tristeza a morte do jornalista Danilo Ucha, ocorrida em julho deste ano, e agradeceu o apoio dos conselheiros e servidores “pelo desafio de cada dia, na busca pela construção de um Conselho mais aberto e receptivo, que atenda às reais necessidades e anseios de cada um dos nossos Economistas”.

A jornalista Marta Sfredo, de Zero Hora, recebeu o “Prêmio Jornalista de Economia do Ano” das mãos da presidente Simone Magalhães e dos diretores da ARI, jornalistas Thamara Pereira e Glei Soares. O Prêmio visa homenagear um jornalista, do Rio Grande do Sul, que tenha se destacado por sua atuação na área econômica.

Marta Sfredo agradeceu ao Corecon, a ARI e ao Sindicato dos jornalistas pela escolha de seu nome e falou sobre o dia a dia da redação da economia e a relação com as fontes da área econômica. Utilizou, como analogia, o exemplo do grande número de variáveis, muitas delas complexas, com que os economistas trabalham para chegar à conclusão de um determinado fato econômico para agradecer aos economistas, “fontes indispensáveis para transmitirmos, diariamente, a informação de que o leitor e o ouvinte necessitam”.

Homenagem ao jornalista Danilo Ucha (in memoriam)

O jornalista Sérgio Lagranha recebeu o Prêmio das mãos da presidente Simone Magalhães e do vice-presidente Darcy Carvalho dos Santos. O jornalista Sérgio Lagranha afirmou que se trata de uma honra muito grande estar ali recebendo uma homenagem, em nome do seu “grande colega, parceiro e amigo Danilo Ucha”. Lembrou que trabalharam juntos, por muitos anos, nas redações de Zero Hora, Gazeta Mercantil e Jornal do Comércio. Disse que Danilo Ucha tinha uma paixão muito grande por economia do Rio Grande do Sul e que, em função disso, era detentor de um banco de dados riquíssimo sobre a economia regional. “E por essa paixão, e por sua dedicação, deixa uma lacuna muito grande no jornalismo econômico do Rio Grande do Sul”, concluiu.

Prêmio Docente Destaque do Ano: Tiago Wickstrom Alves

O professor Tiago Wickstrom Alves recebeu o “Prêmio Destaque Docente do Ano”, que é conferido aos professores de Economia, orientadores de trabalhos de monografias que tenham se destacado. Tiago Alves agradeceu ao Corecon/RS e aos economistas que compuseram a Comissão Julgadora dos Prêmios, assim como as seus alunos.

Prêmio Economista Destaque do Ano: Economista Ário Zimmermann

O ex-presidente do Corecon/RS e professor da UFRGS, economista Ário Zimmermann, recebeu o “Prêmio Economista Destaque do Ano”, homenagem outorgada aos profissionais de Economia que têm destaque ao longo de sua vida profissional. O vice-presidente do Conselho, economista Darcy Carvalho dos Santos fez a entrega do Prêmio.

Prêmio Corecon/RS 2016

Monografias

1º lugar

“A racionalidade na tomada de decisão: um experimento para avaliar o efeito de

cenários econômicos da decisão dos eleitores em uma eleição presidencial”

Autora

Ingrid Rafaela Rodrigues Leiria (Corecon/RS Nº 8383)

Orientador

Tiago Wickstrom Alves (Corecon/RS Nº 4901)

Universidade

Unisinos

2º lugar

Título

“Desigualdade e oportunidade: uma análise para a Região Metropolitana de Porto

Alegre ao logo da década de 2000”

Autor

Bianca dos Santos de Lima (Corecon/RS Nº 8482)

Orientadora

Izete Pengo Bagolin (Corecon/RS Nº 7597)

Universidade

PUCRS

3º lugar

Título

“Desenvolvimento do primeiro governo Dilma: internacionalidade, capacidades

políticas e financeirização”.

Autor

Alexandre de Queiroz Stein (Corecon/RS Nº 8485)

Orientador

Pedro Cesar Dutra da Fonseca (Corecon/RS Nº 3263)

Universidade

UFRGS

Dissertações de Mestrado

1º lugar

“Sistema de Crédito, Ciclos Industriais e Institucionalidade Financeira: uma

sistematização da teoria monetária e financeira de Marx”

Autor

Henrique de Abreu Grazziotin (Corecon/RS Nº 8060)

Orientador

Ronaldo Herrlein Júnior (Corecon/RS Nº 4889)

Universidade

UFRGS

2º lugar

“O ciclo de alta recente dos preços das Commodities e o efeito na entrada de Capitais

externos no Brasil”

Autor

Sabrina Monique Schenato Bredow (Corecon/RS Nº 8108)

Orientador

Marcos Tadeu Caputi Lélis (Corecon/RS Nº 7589)

Universidade

Unisinos

Artigos

1º Lugar

“Os determinantes da criminalidades nos municípios gaúchos: evidências de um

modelo econométrico espacial”.

Autor

Mauricio Vitorino Saraiva (Corecon/RS Nº 8150)

Co-autor

Otavio Canozzi Conceição

Marco Túlio Aniceto Franca (Corecon/PR Nº 7705)

2º Lugar

“A recessão brasileira em 2015 e seu efeito conjuntural sobre as Importações”

Autor

Clarissa Black (Corecon/RS Nº 7850)

Co-autor

Fernando Maccari Lara

3º Lugar

“Imigração também é economia: Os aportes da história econômica e da geoeconomia

para análise dos primórdios da imigração no Brasil”

Autor

Roberto Rodolfo Georg Uebel (Corecon/RS Nº 8074)

Co-autor

Rita Inêz Paetzhold Pauli

Prêmio Reportagem de Economia 2016

Numa promoção do Corecon/RS, com o apoio da ARI e do Sindjornrs, os prêmios de

Reportagem de Economia têm como objetivo valorizar trabalhos jornalísticos

produzidos sobre a economia gaúcha, por profissionais em atividade no Estado, nas

áreas da mídia impressa (jornais/revistas), radiojornalismo e mídia digital.

Mídia Impressa (Jornal/Revista)

1º Lugar

Jornalista Danton Jr (Correio do Povo)

2º Lugar

“M.Grupo atrasa obras e provoca incertezas”

Jornalista Patrícia Comunello (Jornal do Comércio)

Menção Honrosa

“Cenários de restrições”

Jornalista Cíntia Marchi (Correio do Povo)

Radiojornalismo

“Os desafios do emprego na crise”

Jornalista Eduardo Matos (Rádio Gaúcha)

Mídia Digital (On Line)

1º Lugar

“Lojas chineses se multiplicam no centro de Porto Alegre”

Jornalista Bruna Oliveira (Jornal do Comércio)

Foto17GuilhermeDaroit/Biazus

2º Lugar

“Mais de mil pessoas disputam vagas”

Patrícia Comunello (Jornal do Comércio)

 

 

Cidade Comportamento Comunicação Destaque Economia Poder Política Porto Alegre