Eleições 2016: Após encontro com Aécio, Marchezan diz ter orientação para disputar prefeitura da Capital

Presidente do PSDB recebeu Marchezan Júnior e estimulou candidatura na Capital. Foto: Alessandro Loyola Freitas / Divulgação / CP

O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves, reuniu ontem em Brasília deputados federais e lideranças tucanas para que a sigla inicie sua organização para as eleições municipais de 2016. Segundo o deputado federal Nelson Marchezan, único gaúcho a participar do encontro, Aécio lhe orientou a concorrer à Prefeitura de Porto Alegre no ano que vem. O deputado federal diz que trabalha para efetivar a orientação da executiva nacional.

Em pesquisa do jornal Correio do Povo com o  Instituto Methodus, divulgada no mês passado, projetando a disputa de 2016, Marchezan aparece em último lugar nos três cenários projetados. Segundo o tucano, isso se deve ao fato de que alguns pré-candidatos já concorreram a cargos no executivo e por isso tiveram mais espaço na mídia nos últimos anos.

Os principais focos de trabalho do PSDB para as eleições de 2016 são Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul, Pelotas e Santa Maria. Segundo Marchezan, o presidente nacional da sigla deve vir ao estado no início de dezembro. Nesse sábado, o senador e ex-candidato à presidência da República pelo PSDB, José Serra, participará de evento da legenda em Porto Alegre.

Marchezan, atual presidente estadual do PSDB, foi escolhido por Aécio através de um ato administrativo, após uma disputa jurídica envolvendo as eleições internas no partido. Na oportunidade, Jorge Pozzobom (deputado estadual) e Lucas Redecker (secretário de Minas e Energia) disputavam a presidência estadual do partido. Apesar da demanda de grupos do PSDB do Rio Grande do Sul pela realização de eleições no PSDB gaúcho, Marchezan garantiu que a escolha da nova executiva estadual só ocorrerá após as eleições municiais de 2016. (Gabriel Jacobsen/Rádio Guaíba e  Luiz Sérgio Dibe/Correio do Povo)

Cidade Destaque Eleições 2016 Marchezan Poder Política