Eleições 2018: Sartori destaca governo “forte” e volta a falar em modificar a estrutura do Estado; do Correio do Povo Governador do RS participou da sabatina promovida pelo programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba | Foto: Mauro Schaefer

Eleições 2018: Sartori destaca governo “forte” e volta a falar em modificar a estrutura do Estado; do Correio do Povo

O desafio de José Ivo Sartori (MDB) nestas eleições é hercúleo. Afinal, nunca o Rio Grande do Sul reelegeu um governador. Além disso, Sartori terá que defender um governo onde houve parcelamento de salários, aumento de impostos (alíquota do ICMS) e fechamento de fundações. Em entrevista aos jornalistas Juremir Machado da Silva e Taline Opptiz, apresentadores do Esfera Pública, da Rádio Guaíba, Sartori mostrou tranqulidade para enfrentar este cenário. Para ele, o governo não tem nenhum ponto fraco, bem pelo contrário. “Nós fomos fortes demais e a sociedade gaúcha não estava preparada para as nossas mudanças”.

A crise financeira, ponto central do Estado nestes últimos anos, foi a tônica do discurso do atual governador. Para ele, a saída está na implementação do Plano de Recuperação Fiscal.”Nosso grande trunfo é o Plano de Recuperação Fiscal, que se assinado ajudará muito o Estado a sair desta crise. Em janeiro de 2015 nos projetamos um déficit de R$ 25 bilhões. A estimativa ao final deste ano é chegar em R$ 9 bilhões. E tudo isso foi obtido com medidas impopulares, sim, mas necessárias.” Sem citar nomes, disse que existem candidatos que se acham espertos e ligeiros, mas que ele trabalha com paciência e tolerância e não vejo isso como falta de criatividade. Às vezes a ligeireza atrapalha.” Ele voltou a frisar que é urgente desburocratizar o Executivo estadual. “A estrutura precisa ser modificada para que o Estado seja mais eficiente, preste melhores serviços e o Rio Grande do Sul volte a crescer”. A informação completa está no Correio do Povo.

Destaque Eleições 2018