Erros da política externa podem provocar crise na economia gaúcha, diz Mainardi

Erros da política externa podem provocar crise na economia gaúcha, diz Mainardi

O deputado Luiz Fernando Mainardi, líder da bancada do PT na Assembleia Legislativa, manifestou, ontem (21), sua preocupação com a queda nas exportações dos principais produtos do agronegócio gaúcho no mês de fevereiro.

Segundo informações do Relatório do Comércio Exterior do Agronegócio, divulgado pela Farsul, houve uma queda de 28% em relação ao mesmo mês de 2018. A soja chegou a registrar uma queda de 77% em volume exportado. No acumulado do ano, há uma queda de 64% no complexo soja e 20,5% no grupo da Carne.

O deputado chamou a atenção, também, para uma notícia divulgada ontem (20) pelo Jornal Valor informando que a China não habilitou frigoríficos brasileiros, gerando, com isso, preocupação no setor.

Ideologia

Para o parlamentar, esses resultados estão relacionados com a política externa que vem sendo praticada pelo governo federal. “Bolsonaro foi aos EUA para se render ao imperialismo. Colocam a ideologia acima do interesse público”, disse.

“É evidente que todos os ataques que o Chanceler e o próprio grupo político do presidente, além de seu guru, têm feito à China determinam uma conduta do gigante asiático em relação ao comércio com o Brasil. Não entendem que os EUA são concorrentes do Brasil nos negócios internacionais e não parceiros”, sustentou.

Conforme o mesmo relatório da Farsul, a China é responsável pela compra de 30% de nossos produtos agropecuários, enquanto os EUA compram apenas 6,8%. “Infelizmente”, concluiu o deputado, “esse governo vem sendo aplaudido pelos dirigentes da Farsul e até pelo governador. É triste para o Rio Grande”.

Comunicação Destaque Notícias