Escritor Mauro Castro divide histórias coletadas dentro de um táxi em bate-papo com Tânia Carvalho e Ivan Mattos no Instituto Ling No encontro com entrada franca que ocorre nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, o taxista traz uma série de relatos colhidos pelas ruas de Porto Alegre nos últimos 30 anos.Foto Arquivo Pessoal

Escritor Mauro Castro divide histórias coletadas dentro de um táxi em bate-papo com Tânia Carvalho e Ivan Mattos no Instituto Ling

Personalidade conhecida pelos passageiros de Porto Alegre, o escritor e taxista Mauro Castro é o convidado da oitava edição do Café no Ling. Em um bate-papo descontraído com os jornalistas Tânia Carvalho e Ivan Mattos, Mauro dividirá relatos verídicos coletados em 30 anos de profissão circulando pelas ruas da capital, e também histórias ficcionais que foram adicionadas ao livro Taxitramas: diário de um taxista. O encontro com entrada franca ocorre nesta sexta-feira, dia 11 de outubro, às 19h30, no Instituto Ling.

Mauro Castro começou como motorista de táxi na década de oitenta. Antes disso, trabalhava com desenho publicitário. Em 2003, a convite do jornal Diário Gaúcho, passou a assinar uma coluna semanal, onde contava as histórias da profissão de taxista. Paralelo à coluna, fundou o Taxitramas, blog onde registra as histórias do cotidiano de um táxi. Além de Taxitramas: diário de um taxista, que foi sua obra de estreia em 2006, lançou mais três livros independentes. Atualmente, no Instagram, mantém um projeto no qual fotografa a cidade de Porto Alegre pelo retrovisor de seu táxi.

Tânia Carvalho é jornalista, radialista e apresentadora de televisão brasileira há mais de 40 anos. Foi a primeira apresentadora do programa Jornal do Almoço, na TV Gaúcha (atual RBS TV), lançado em março de 1972 e no ar até hoje. Também foi apresentadora e âncora de diversos programas de televisão e rádio da RBS TV, incluindo os programas Gurias de Quinta e Café TVCOM, na emissora TVCOM. Participa do programa Gaúcha Comportamento, comentando sobre literatura, todos os sábados, na Rádio Gaúcha.

Ivan Mattos é jornalista colunista, editor, ator, apresentador e locutor, responsável pela edição da coluna Clubes do Jornal do Comércio, trabalho que executa há 16 anos. É responsável também pelo seu próprio site de variedades, onde publica textos, vídeos e colaborações de correspondentes do Brasil e do Exterior.

O Café no Ling promove uma série de encontros mensais gratuitos, sempre comandados pelos jornalistas Tânia Carvalho e Ivan Mattos, com escritores, músicos, cineastas, psicanalistas e outros convidados. O projeto iniciou em março deste ano e já recebeu o cineasta Zeca Brito, a cantora Anaadi, a psicanalista Ana Paula Terra Machado e os escritores Lya Luft, Letícia Wierzchowski e Tobias Carvalho. A atividade tem patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania/ Governo Federal.

SERVIÇO
Café no Ling – Transportando Histórias
Com Tânia Carvalho, Ivan Mattos e Mauro Castro
Dia 11 de outubro, sexta-feira, às 19h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)
Entrada franca (sujeita à lotação do espaço – 80 lugares)

Classificação etária: Livre
Duração: 90 minutos

Cidade Comportamento Cultura Notícias