Estado aumenta em 8,4% recursos estaduais investidos nos hospitais Secretário da Saúde, João Gabbardo dos Reis, apresentou relatório quadrimestral na Assembleia - Foto: Foto: Mariana Carlesso

Estado aumenta em 8,4% recursos estaduais investidos nos hospitais

Os hospitais gaúchos que oferecem atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) receberam este ano, entre recursos federais e estaduais, mais de R$ 721 milhões de janeiro a maio. O dado consta no relatório quadrimestral de saúde apresentado, nesta quarta-feira (22), na reunião da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa.

O documento aponta um avanço de 8,4% nos repasses de recursos aos hospitais, em relação ao mesmo período de 2014. Além disso, até o momento, os investimentos efetuados pelo Governo do Estado superaram os repasses federais destinados às instituições.

“Estamos vivendo a maior crise financeira da saúde pública brasileira, mas temos que enfrentá-la”, ressaltou o secretário estadual de Saúde, João Gabbardo dos Reis. Segundo ele, apesar desse panorama, a produção do SUS está rigorosamente em dia com todos os prestadores de serviços. O secretário também reforçou que, mesmo sem o Incentivo de Cofinanciamento da Assistência Hospitalar (IHOSP), os hospitais receberam mais recursos neste ano do que em 2014.

O Relatório Detalhado de Prestação de Contas do Quadrimestre Anterior (RDQA) é apresentado três vezes por ano em audiência pública na Assembleia Legislativa, conforme determinação da Lei Complementar 141/2012 e a resolução nº 459/2012 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). O documento deve informar dados sobre o montante e a fonte de recursos aplicados no período e sobre oferta e produção de serviços nas redes própria, contratada e conveniada.

A diretora da Assessoria Técnica de Planejamento da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Aglaé Silva, também participou da reunião.

Notícias Saúde

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *