Foto: Cláudio Etges/Divulgação

Expointer 2015: Sicredi desenvolve parceria com o setor do queijo colonial

O Sicredi vem desenvolvimento parcerias com o objetivo de dar apoio em crédito à cadeia produtiva do leite, donde uma grande parcela dos produtores provêm da agroindústria familiar. E na 38ª Expointer não poderia ser diferente, onde este relacionamento se mostra  e ajuda no crescimento do segmento, junto ao Pavilhão da Agroindústria Familiar.

E um dos derivados deste produto, o queijo colonial, tem destaque na feira, que se realiza no Parque Assis Brasil, em Esteio, de 29 de agosto a 6 de setembro, além da presença no pavilhão da Agroindústria Familiar também esta em debate. Durante o 1º Seminário do Queijo Colonial Gaúcho, promovido pela Secretaria da Agricultura e Pecuária do Estado do Rio Grande do Sul, através da Câmara Setorial do Leite, os participantes acompanharam uma programação com profissionais e autoridades no assunto, apresentando casos de sucesso na criação de Regulamentos Técnicos de Identidade e Qualidade que servirão como base para regulamentar a produção deste queijo no Estado. O evento aconteceu no dia 31 de agosto, no auditório da Apil – Associação das Pequenas Indústrias de Laticínios do Rio Grande do Sul.

queijo_E um exemplo desse cenário é Marcelo Somacal, proprietário da Queijaria Somacal e associado Sicredi, de Farroupilha/RS, que sabe bem a importância de produzir queijos e derivados primando pela qualidade final dos produtos com o objetivo de agregar valor ao produto e gerar renda. “Nossos ingredientes são de alta qualidade, em sua maria importados; além disso, investimos em equipamentos modernos para que os queijos e derivados se diferenciem no mercado”, salienta.

A Queijaria Somacal começou suas atividades no ano de 2008, produzindo 30 quilos de queijo colonial por dia. Hoje, sete anos depois, são produzidos diariamente 300 quilos de queijo colonial e derivados (como queijo minas frescal, queijos temperados e diversos tipos de ricotas), que são comercializados  em estabelecimentos comerciais da serra gaúcha, além de feiras como a Expointer.

 

Expointer Negócios Notícias Saúde