Feira do Livro: Último sábado tem escritores nórdicos, espiritualidade, amor & sexo, homenagem a Wole Soyinka, Lobão, Maria do Rosário, Cíntia Moscovich e encontro com Eduardo Bueno e Jorge Caldeira Feira do Livro terá lobão e Maria do Rosário, no mesmo horário em locais diferentes da Praça.

Feira do Livro: Último sábado tem escritores nórdicos, espiritualidade, amor & sexo, homenagem a Wole Soyinka, Lobão, Maria do Rosário, Cíntia Moscovich e encontro com Eduardo Bueno e Jorge Caldeira

No último sábado da 63ª Feira do Livro de Porto Alegre, véspera do dia de encerramento, ocorre a participação de dois autores nórdicos e homenagem à obra do Nobel de literatura de 1986, o nigeriano Wole Soyinka, que participa da Feira no dia seguinte. A deputada federal, Maria do Rosário (PT) e o cantor Lobão, estarão às 18h na Praça da Alfândega, a menos de 100 metros. Ela participa do encontro Crônicas do Golpe, na sala Oeste do Santander Cultural, em foco, o retrospecto dos acontecimentos durante o ano seguinte ao impeachment de Dilma Rousseff e a atuação da imprensa brasileira nesse processo. Já ele, estará no Teatro Carlos Urbim , entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul, falando sobre o Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock, onde Lobão revisita os anos 1980 e revela fatos, segundo ele da época mais exuberante e autodestrutiva da música brasileira. Quem quiser saber mais sobre a história do Brasil, pode conferir o encontro História da riqueza no Brasil, no Auditório Barbosa Lessa, do Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV). O evento terá Jorge Caldeira e Eduardo Bueno falando sobre cinco séculos de pessoas, costumes e governos.

Confira outros destaques:

Raízes negras

9h – 20h30min

Colóquio de Literatura e Infância – Diálogos com as matrizes africanas

Auditório do Memorial – Primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul 9h às 10h30min – Visitar a África pela Literatura Infantil, palestra de abertura com Júlio Emílio Braz

15h30min

O mundo africano na obra de Wole Soyinka

Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

Oficina que busca dar a conhecer alguns dos principais temas e características da obra e do pensamento de Wole Soyinka, explorando algumas de suas ideias sobre literatura, arte e a visão de mundo africana. Com Adriano Moraes Migliavacca.

Público juvenil

10h – 19h

Harry Potter: A Mágia das Páginas, sala temática

Sala de Vídeo – Primeiro andar do Memorial do Rio Grande do Sul

A exposição traz edições internacionais dos livros da série Harry Potter, ambientação temática, objetos dos filmes e cenário para fotos. Promoção: Grupo Alohomora.

14h – 18h

2º Encontro de Influenciadores Literários e Seguidores

Espaço do Conhecimento Petrobras – Praça da Alfândega, em frente ao Banrisul

Convidados especiais: youtubers e escritores Vitor Martins e Pam Gonçalves

Público: booktubers, blogueiros literários e instagramers literários.

Promoção: Site Fetiche Literário e Resenhando Sonhos. Coordenação: Cadu Barzotto e Tamirez Santos

Espiritualidade

14h

Vencendo a dor da morte

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Célia Diniz vivenciou a dor de perder dois de seus filhos. Essa história é tão marcante que foi levada para os cinemas. A dolorosa experiência de vida de Célia e os ensinos de Chico Xavier, com quem a autora conviveu desde a sua infância. Célia conversa com o público sobre sua trajetória.

Brasil – Costumes e Governos

15h

História da riqueza no Brasil Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Érico Veríssimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Cinco séculos de pessoas, costumes e governos. Com Jorge Caldeira e Eduardo Bueno.

18h

Crônicas do Golpe

Sala Oeste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

Em foco, o retrospecto dos acontecimentos durante o ano seguinte ao impeachment de Dilma Rousseff e a atuação da imprensa brasileira nesse processo. Com Felipe Pena e Maria do Rosário.

18h

Guia Politicamente Incorreto dos Anos 80 pelo Rock

Teatro Carlos Urbim – Entre o Margs e o Memorial do Rio Grande do Sul

Lobão revisita os anos 1980 e revela todas as verdades da época mais exuberante e autodestrutiva da música brasileira. Mediação de Ticiano Paludo.

Nórdicos

16h30min

Presença nórdica: Iben Sandahl (Dinamarca) – com a presença do Sr. Embaixador da Dinamarca Kim Højlund Christensen.

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Crianças dinamarquesas: a filosofia dinamarquesa de como educar os filhos gera resultados poderosos – crianças felizes, emocionalmente seguras e resilientes, que se tornam também adultos felizes, emocionalmente seguros e resilientes, e que reproduzem esse estilo de criação quando têm seus próprios filhos. Com Iben Sandahl, Kim Højlund Christensen (embaixador da Dinamarca) e Cristiano Frank. Tradução Simultânea

18h

Presença nórdica: Einar Már Gudmundsson (Islândia)

Auditório Barbosa Lessa – Centro Cultural CEEE Erico Verissimo (CCCEV) – Rua dos Andradas, 1223

Um dos maiores nomes da literatura islandesa contemporânea apresenta seu primeiro livro editado no Brasil, “Anjos do Universo” (Hedra, 2013), que fala sobre o outro lado das coisas, das nossas mentes, da realidade, com a terra do frio como cenário. Retrato da capital da Islândia do séc XX e da própria condição humana, sob a visão da esquizofrenia. Com Luciano Domingues Dutra e mediação de Pedro Gonzaga. Tradução Simultânea.

Amor e sexo

18h30min

Qualquer forma de paixão, e de literatura, vale a pena

Sala Leste do Santander Cultural – Rua 7 de Setembro, 1028

Encontro que tem por objetivo lançar as bases de um diálogo sobre as diferentes formas de paixão (erótica, intelectual, sexual, platônica, homossexual, pansexual, pictórica, melômana, etc.) e as formas de expressão literária. Com Cíntia Moscovich e Júlia Dantas.

Agenda Cidade Comportamento Cultura Destaque Feira do Livro Poder Política Porto Alegre