Flavia Moraes retorna ao eixo SP/LA Flavia Moraes Foto: Jefferson Botega

Flavia Moraes retorna ao eixo SP/LA

Flavia Moraes está deixando Porto Alegre, para se dedicar a projetos em São Paulo e Los Angeles. Ela não se desliga totalmente da RBS, onde iniciou o trabalho no Grupo com a realização de uma extensa investigação internacional sobre o futuro da comunicação. Intitulado The Communication (R)evolution (TCR), o estudo reúne as ideias de grandes pensadores da comunicação e acadêmicos das principais universidades do mundo, entre eles: Manuel Castells, Vint Cerf, Felipe Pondé, David Wineberg e Shane Smith.

Durante três anos a diretora liderou o SE7 de Inovação e Linguagem do Grupo RBS, núcleo responsável pela criação de projetos de inovação. Nesse período, o SE7 participou da reformulação do jornal Zero Hora; criou o VOX, evento que deu início à disseminação do estudo The Communication (R)evolution e seu surpreendente processo de compartilhamento num road show em empresas, instituições e universidades pelo mundo; produziu vídeos institucionais para a marca; realizou treinamentos para qualificação de equipes multimídia; criou o Contest, festival de conteúdo para youtubers e desenvolveu a plataforma de pitching do Grupo. No mesmo período, Flavia também colaborou com a Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, onde dirigiu três edições do Prêmio RBS de Educação e idealizou o game “LOGUS / A saga do conhecimento” que impactou centenas de milhares de estudantes gaúchos.

O exemplo mais concreto da aplicação das premissas identificadas em TCR é o pluricanal OCTO, que foi idealizado pela diretora e está no ar desde o ano passado no Canal 36 da NET e disponível via streaming em plataforma online própria. Com o propósito de ser plural, colaborativo e inquieto, OCTO propõe novas linguagens e padrões para a produção e exibição de conteúdo, com foco em branded content, conteúdo colaborativo e real-time marketing.

Com a mudança de Flavia, o período de incubação do pluricanal encerra e OCTO inicia uma integração com as diferentes fontes de produção de conteúdo da RBS. A partir de agora, o canal começa a dialogar mais intensivamente com outros veículos do Grupo, com o objetivo de expandir conceitos e compartilhar conhecimento.

Flavia Moraes deixa um prodigioso legado no Grupo RBS. “Estamos encerrando um ciclo rico tanto em aprendizado como em resultados concretos. Porém todo projeto de inovação requer um tempo de assimilação que precisa ser respeitado. É muito provável que impactos importantes do trabalho só sejam identificados com o tempo, o que valoriza a crença do Grupo RBS no futuro e a coragem de assumir riscos inevitáveis do processo de inovação”, avalia a diretora.

Flavia Moraes se volta novamente ao mercado internacional apostando em desenvolvimento e produção de branded content. A cineasta foi pioneira do formato no Brasil com as séries “To Frito” e “Galera Animal”, ambas para a Nestlé, e comemora seus primeiros cases do sul do país em parceria com clientes como Unisinos, Unimed, entre outros.

“Apesar de ainda polêmico e pouco sustentável, o modelo de negócio testado em OCTO nada mais é do que a evolução natural da Comunicação entre marcas e seus públicos. Apostar em branded content é apostar em relacionamento a partir de conteúdos relevantes com propósitos claros e comuns”,diz Flavia.

Com a conclusão e entrega desse ciclo, Flavia Moraes passa a atuar em outros projetos especiais, tanto do Grupo como de outras marcas, no eixo São Paulo/Los Angeles, para onde retorna já no mês de setembro. A última apresentação pública do The Communication Revolution acontecerá no evento Sustainable Brands, dia 22 de junho, às 11h40min, no Armazém da Utopia – Rio de Janeiro.

Cidade Comportamento Comunicação Notícias Porto Alegre

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *