Governador busca reaproximação com a província-irmã chinesa Hubei Governador recebeu David Chen, representante da província chinesa - Foto: Itamar Aguiar/Palácio Piratini

Governador busca reaproximação com a província-irmã chinesa Hubei

Há quase duas décadas, Rio Grande do Sul e Hubei são consideradas províncias-irmãs. Nesta quarta-feira (19/6), o governador Eduardo Leite recebeu no Palácio Piratini o representante da província chinesa, David Chen, e garantiu que pretende retomar a aproximação. “Temos todo o interesse em estreitar laços, retomar contatos e fazer novos negócios, especialmente neste momento do RS, em que estamos fomentando parcerias público-privadas, promovendo concessões e privatizações”, destacou Leite.

O Estado está conectado a Hubei desde 2001 pelo Acordo de Fraternidade e Cooperação, que prevê intercâmbio bilateral, entre outros projetos, nas áreas de ciência e tecnologia, cultura, educação, esportes, saúde, comércio, recursos humanos e agricultura.

No encontro, o representante chinês deixou claro que uma missão internacional do governo gaúcho, com presença de Leite, é fundamental para estreitar os laços. “Hubei e a China como um todo consideram fundamental que as relações sejam institucionais e bem alinhadas para que os acordos sejam concretizados”, afirmou Chen.

Dessa forma, o governador demandou ao secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luis Lamb, presente na reunião, que identifique os contatos feitos no passado e cheque as potenciais oportunidades de negócios. A diretora do Parque Tecnológico São Leopoldo (Tecnosinos) e ex-secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia e de Minas e Energia, Susana Kakuta, e a coordenadora de Relações Internacionais e Institucionais do Tecnosinos, Sandra Shaffe, se prontificaram a ajudar no processo, já que o parque mantém contatos e interesse em parcerias em Hubei.

Comunicação Destaque Notícias