Guerra comercial entre EUA e China assombra mercados Conflito envolvendo as duas maiores economias do mundo derruba Bolsas e deve ter reflexos negativos no Brasil

Guerra comercial entre EUA e China assombra mercados

Os EUA impuseram ontem tarifas de 25% sobre importações da China no valor de US$ 50 bilhões. A taxação será imposta principalmente sobre bens que utilizam tecnologias consideradas “significativas” do ponto de vista industrial. Horas depois, o governo chinês anunciou retaliação na mesma proporção, apesar da ameaça de Donald Trump de impor barreiras adicionais caso isso ocorresse.

A guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo derrubou Bolsas de Valores em diversos países. O conflito com a China é mais um front da ofensiva que já opõe os EUA a seus mais próximos aliados, em razão de tarifas impostas sobre aço e alumínio. Analistas dizem que essa guerra terá impacto negativo para o Brasil tanto no mercado financeiro – caso os EUA resolvam elevar novamente seus juros – como nas exportações, em especial as ligadas ao agronegócio.

(O Estado de S. Paulo)

Comunicação Mundo Notícias