Instituto Ling lança segunda edição da Escola de Pais A psicóloga paulista Vera Iaconelli abre o ciclo no dia 19 de março (segunda-feira), às 19h, abordando o tema Sexualidade e Gênero na Primeira Infância.

Instituto Ling lança segunda edição da Escola de Pais

A partir do dia 19 de março, o Instituto Ling promove a segunda edição da Escola de Pais – um ciclo de palestras com especialistas, educadores, médicos e psicólogos que tratam das questões da primeira infância –, visando oferecer reflexões e relatos sobre temas que estão na pauta das famílias contemporâneas, desde a discussão de gênero e a compreensão do início da sexualidade até questões que envolvem transtornos como déficit de atenção. “Com a Escola de Pais, queremos trazer conceitos, dicas e debates para que pais e mães se tornem mais capacitados a entender as suas necessidades e as de seus filhos, com um olhar amplo e atual sobre o mundo em que vivemos”, afirma Carolina Rosado dos Santos, coordenadora do Instituto Ling.

O público-alvo são mães e pais solteiros, casais com filhos pequenos, gestantes, avós, profissionais da saúde e interessados em compreender como se preparar para a educação dos filhos. Com a curadoria da administradora Alua Kopstein e da psicóloga Marina Sirotsky, os encontros acontecem uma vez ao mês, de março a novembro, sempre às segundas-feiras, das 19h às 20h30. Ao todo, serão nove palestras, e o pacote completo pode ser adquirido com desconto de 20% até o dia 19 de março, pelo site do Instituto Ling.

A psicóloga paulista Vera Iaconelli abre o ciclo no dia 19 de março (segunda-feira), às 19h, abordando o tema Sexualidade e Gênero na Primeira Infância. Especialista em psicanálise com pais e comentarista do documentário Começo da Vida, Vera Iaconelli é diretora do Instituto Gerar, Doutora em Psicologia e Membro do Fórum do Campo Lacaniano SP e do Departamento de Psicanálise do Instituto Sedes Sapientia. É autora do livro Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna (Annablume, 2015) e coautora do livro Histeria e gênero: o sexo como desencontro (Editora nVersos, 2014). Assista o teaser da palestra Ser pai e ser mãe no Século XXI, que a psicóloga realizou na primeira edição da Escola de Pais, em 2017.

Confira os próximos encontros:
16.04 – Painel: Alimentação na Primeira Infância

Com as nutricionistas Ana Carolina Terrazzan (UFRGS) e Mariana Lopes de Brito (UFRGS) e com a gastropediatra Cristina Targa

Ana Carolina Terrazzan: Nutricionista, Especialista em Nutrição Materno Infantil, Mestra e Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescentes pela UFRGS. Atua há 10 anos, exclusivamente na área de Nutrição Materno Infantil, prestando consultoria em Aleitamento Materno, e realizando atendimento clínico para gestantes, puérperas, lactentes e crianças na primeira infância. Docente em cursos de especialização em Nutrição Infantil. Sócia e Nutricionista da Clínica AMA Nutrição e Cozinha.

Mariana Lopes de Brito: Nutricionista, Especialista em Nutrição Materno Infantil, Mestra e Doutoranda em Saúde da Criança e do Adolescentes pela UFRGS. Autora dos livros Jogos de Ensinar: Ferramentas de ensino aprendizagem na educação alimentar (2010) e Receitas Mágicas para Crianças Espertas (2015). Atua há nove anos na área de nutrição materno infantil, como nutricionista Responsável Técnica em Escolas de Educação Infantil, e no consultório, realizando atendimento clínico para gestantes, crianças e adolescentes. Docente em cursos de especialização em Nutrição Infantil. Sócia e Nutricionista da Clínica AMA Nutrição e Cozinha.
21.05 – Mentes saudáveis: ansiedade, medo e depressão na primeira infância

Com Guilherme Polanczyk (USP), psiquiatra

Mestre e doutor em Psiquiatria pela UFRGS, pós-doutor pelo Institute of Psychiatry, Psychology & Neuroscience at King’s College London e pela Duke University, EUA. Professor Associado do Departamento de Psiquiatria da FMUSP e Orientador Permanente do Programa de Pós-Graduação em Psiquiatria da FMUSP. Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Neurodesenvolvimento e Saúde Mental da USP. Chefe da Unidade de Internação do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria (Hospital das Clínicas, FMUSP) e Coordenador do Programa de Diagnóstico e Intervenções Precoces do Instituto de Psiquiatria. Editor Associado da Revista de Psiquiatria Clínica e Co-Editor do European Child & Adolescent Psychiatry.
18.06 – Casamento e filhos pequenos: reinventando a relação

Com o psicanalista Luiz Hanns (USP)

Doutorado em Psicologia (Psicologia Clínica), Luiz Hanns é autor dos livros:A equação do casamento – o que pode, ou não, ser mudado na sua relação (Paralela/Companhia das Letras, 2013) e A arte de dar limites – como conseguir mudanças com crianças e adolescentes (Paralela/Companhia das Letras, 2015).
06.08 – A criança de zero a seis anos

Com Tzvi Bacaltchuk (UFRGS), pediatra

Tzvi Bacaltchuk, o Dr. Tuta, é médico pediatra há 40 anos, portanto já atendeu algumas gerações de pais e filhos em seu consultório. É especialista em pós-operatório de cirurgia cardíaca pediátrica pela International Heart School de Bérgamo, Itália. O Dr. Tuta tem clínica em Porto Alegre, atua também no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul e no Hospital Moinhos de Vento. É autor de Manual de sobrevivência do Menino Maluquinho, junto com o desenhista Ziraldo.
20.08 – Relações entre Irmãos na Primeira Infância

Com a psicanalista Adela Gueller (Universidade de Buenos Aires)

Psicanalista formada em psicologia na Universidade de Buenos Aires. Mestre e doutora em Psicologia Clínica pela PUC-SP. Autora e co-organizadora do livro: Psicanálise com crianças: perspectivas teórico-clínicas (Casa do Psicólogo, 2008) e Atendimento Psicanalítico de crianças (Zagodoni, 2011). Membro da Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental. Professora do Curso de Especialização em Teoria Psicanalítica (COGEAE/ PUC-SP) e do Curso de Psicanálise da Criança (Instituto Sedes Sapientiae).
17.09 – Como desenvolver a inteligência emocional de seus filhos?

Com Tonia Casarin (Columbia University), consultora educacional

Formada em Administração pela PUC-Rio e mestre em Educação pelo Teachers College na Columbia University, em Nova York. Professora de pós-graduação do Instituto Singularidades de São Paulo, consultora em Educação e trabalha em parceria com Stanford University em projetos de FabLearn Lab, no Rio de Janeiro. Autora do livro Tenho Monstros na Barriga (Brochura, 2017).
08.10 – O Brincar na construção do indivíduo

Com a professora universitária Tania Fortuna (UFRGS)

Possui Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1985), Mestrado em Educação – área de concentração Psicologia da Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990) e Doutorado em Educação (2011) pela mesma Universidade. É Professora Adjunta de Psicologia da Educação na Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde criou e dirige o Programa de Extensão Universitária “Quem quer brincar”. Coordenadora da Coleção “Clássicos do Jogo”, publicada pela Editora Vozes.
Data a confirmar – Mitos e Verdades sobre o TDAH

Com o psiquiatra Luis Rohde (UFRGS)

Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da UFRGS e concluiu Residência Médica em Psiquiatria no Hospital de Clinicas de Porto Alegre (HCPA). Atuou por oito anos como médico contratado da Psiquiatria da Infância e Adolescência do HCPA. Fez mestrado e doutorado no Curso de Pós-graduação em Clínica Médica da UFRGS. Atualmente, é Professor Titular de Psiquiatria da UFRGS e Professor da Pós-Graduação em Psiquiatria da UFRGS e da USP. Atua como Coordenador-Geral do Programa de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) do HCPA.

Sobre as curadoras da Escola de Pais

Alua Kopstein é mãe de David e Leon. Administradora pela ESPM, com MBA Internacional pela UFRGS. Foi Chefe do Instituto Gerdau por 12 anos com atuação internacional em 4 continentes. Foi diretora do Bora.aí e do Clubinho de Ofertas – Porto Alegre, ambas plataformas digitais dedicadas a divulgar e facilitar o acesso das famílias a programas com os filhos. Alua é voluntária na ONG Parceiros Voluntários.

Marina Sirotsky é mãe de Felipe e Rafael. Psicóloga pela PUCRS, com MBA em gestão e estratégia no IE Business School (Espanha). É diretora da Maromar Investimentos, conselheira da Fundação Mauricio Sirotsky Sobrinho e fundadora do grupo Voluntárias pela Vida.

Serviço
Escola de Pais

Palestra: Sexualidade e Gênero na Primeira Infância, com a psicóloga Vera Iaconelli

Dia 19 de março, segunda-feira, das 19h às 20h30

Inscrições pelo site do http://www.institutoling.org.br

Investimento: R$ 160,00

Pacote de nove palestras com 20% até o dia 19 de março pelo link.

Investimento: R$ 1.152,00

As matrículas podem ser feitas pelo site.

Os valores variam conforme cada atividade e podem ser parcelados em até 06 vezes nos cartões de crédito.

Instituto Ling – Rua João Caetano, 440 | Bairro Três Figueiras | Porto Alegre

Atendimento: de segunda a sexta, das 10h30min às 22h e sábados, das 10h30min às 20h

Fone: 51 3533-5700 | Email: instituto.ling@institutoling.org.br

Agenda Cidade Comportamento Cultura Educação Notícias Saúde