Jaques Wagner: governo projeta vitória contra impeachment em plenário

Jaques Wagner: governo projeta vitória contra impeachment em plenário

O ministro-chefe do Gabinete Pessoal da Presidência da República, Jaques Wagner, afirmou hoje que o governo projeta vitória, no plenário da Câmara, contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff. O relatório deve ser votado no domingo.

Wagner ressaltou que o governo ainda trabalha junto aos parlamentares da Comissão Especial da Câmara, que vota ainda hoje o relatório do deputado Jovair Arantes (PTB-GO), favorável ao impedimento. “Estamos trabalhando nas duas frentes: comissão e plenário. Essa é uma primeira etapa que não significa o final dessa disputa. No plenário, a gente está trabalhando [ter] entre 208 e 212 votos”, acrescentou Wagner, que já admite derrota hoje, ainda que por um placar apertado.

Na comissão, o relatório já é aprovado se tiver maioria simples dos presentes na votação. O governo admite hoje ter o apoio de 29 a 32 dos 65 parlamentares. Para que o processo de impeachment seja aprovado no plenário e encaminhado ao Senado são necessários, porém, os votos de, no mínimo, 342 dos 513 parlamentares – 2/3 do total. Para barrar o seguimento do processo, o governo precisa ter pelo menos 172 votos, o que impede a oposição de conseguir os 342.

A votação no plenário, prevista para começar no dia 17, vai ser nominal e aberta. Quando o processo começar, os deputados serão chamados a votar de acordo com a região ou o estado a que pertencem. Se a votação não alcançar os 342 votos, o processo é automaticamente arquivado. Caso contrário, o impeachment segue para o Senado. (Agência Brasil)

Destaque Poder Política

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *