Lançamento do Instituto Tênis reúne empresários em Porto Alegre Lançamento do Instituto Tennis Porto Alegre. Foto: Jefferson Bernardes/ Agência Preview

Lançamento do Instituto Tênis reúne empresários em Porto Alegre

 O lançamento do Instituto Tênis em Porto Alegre reuniu mais de 50 empresários na manhã deste sábado (29) na Capital gaúcha, entre eles Jorge Paulo Lemann, fundador e idealizador da instituição, que jogou uma partida com Nelson Sirotsky, conselheiro do Instituto Tênis Brasil e patrocinador do núcleo Porto Alegre.

Na abertura do encontro, Lemann falou sobre sua relação com o esporte. “O tênis me ensinou muitas coisas, entre elas que só se consegue os objetivos com esforço, que é preciso ter metas e que perder significa a oportunidade de aprender algo e melhorar”, disse o empresário.

O trabalho começará na Capital gaúcha com o Projeto Massificação, voltado a crianças de 6 a 10 anos, de escolas públicas municipais e estaduais. Aquelas que se destacarem receberão apoio multidisciplinar e serão expostas a um ambiente altamente competitivo, a fim de desenvolver e extrair o máximo desses talentos.

“Os beneficiados serão as crianças, que terão a oportunidade de crescer praticando o esporte e, futuramente, talvez ainda consigamos garimpar um novo tenista no ambiente de Porto Alegre”, disse Nelson Sirotsky. Ele convidou os empresários a apoiarem a iniciativa e destacou que o objetivo é ampliar a atuação com a implementação de outros núcleos no Estado.

A previsão é de que o projeto receba um aporte de cerca de R$ 1 milhão em três anos. Os patrocinadores gaúchos que formam o núcleo Porto Alegre são Maromar Investimentos (family office do empresário Nelson Sirotsky), Zaffari (do empresário Airton Zaffari) e Cedria Investimentos (family office de César Bettanin). Em âmbito nacional, o Instituto Tênis conta com o patrocínio da Fundação Lemann, do Banco Itaú dentre outras empresas a nível nacional e internacional. A instituição tem projetos aprovados pelo Ministério do Esporte para captação de recursos via isenção fiscal, por meio da Lei de Incentivo ao Esporte.

 

Sobre o Instituto Tênis

Idealizado por Jorge Paulo Lemann e um grupo de empresários, o modelo de atuação pautado no mundo dos negócios do Instituto Tênis traz para o esporte uma metodologia com base nos conceitos e princípios da meritocracia, concedendo bolsas de esporte a atletas com alto talento e potencial.

Participam do projeto jovens desde os 6 anos até o nível profissional, por meio de um programa diferenciado que envolve especialistas e uma ampla rotina de treinamento, em sete núcleos no Brasil: Barueri (SP), Araras (SP), Santana de Parnaíba (SP), Mogi das Cruzes (SP), Franca (SP), Vila Velha (ES) e Brasília (DF). Porto Alegre será o oitavo núcleo do instituto.

Atualmente, 40 atletas oriundos de diferentes regiões no país fazem parte da equipe do Instituto Tênis em São Paulo. Todos recebem treinamento e acompanhamento interdisciplinar que inclui profissionais de psicologia, preparação física, fisioterapia, nutrição e assessoria educacional.

Além do apoio da Lei do Incentivo ao Esporte, do Ministério do Esporte, o Instituto conta com patrocínio do Itaú, da Vivo e da Fundação Lemann e co-patrocínio das empresas Adidas, B3, ACHE, Alupar, Brasal, Raízen e Babolat. São empresas parceiras a SONNE, a FLOW, o INA, Optimum Nutrition e a Consultoria Falconi.

 

Mais sobre o Instituto Tênis

Ano de Fundação 2002
Objetivo Formar o tenista número 1 do mundo até 2033
Núcleos nacionais Barueri (SP), Araras (SP), Santana de Parnaíba (SP), Mogi das Cruzes (SP), Franca (SP), Vila Velha (ES), Brasília (DF) e Porto Alegre (RS)
Crianças impactadas pelo projeto 12.000
Crianças jogando tênis semanalmente 2.600
Professores de Educação Física e de Tênis capacitados 400
Atletas de competição 42
Atletas competindo profissionalmente 3
Patrocinadores em Porto Alegre Maromar Investimentos, Zaffari e Cedria Investimentos
Patrocinadores nacionais Fundação Lemann e Itaú
Participa da Lei de Incentivo Fiscal via Ministério do Esporte Sim

 

Como participar do Projeto em Porto Alegre:

A primeira instituição convidada para receber o projeto-piloto em Porto Alegre foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Bahia, no bairro Boa Vista. A seleção de outras escolas será feita pelo Instituto Tênis, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre. Escolas interessadas e mais informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@institutotenis.org.br.

Destaque Educação Esporte Poder Porto Alegre