Lasier quer Lupicínio Rodrigues patrono da MPB

Lasier quer Lupicínio Rodrigues patrono da MPB

WhatsApp Image 2019-04-15 at 16.45.32
Lasier Foto: Flávia Corrêa

O senador Lasier Martins (Pode-RS) apresentou na Comissão de Educação (CE) do Senado projeto que torna Lupicínio Rodrigues patrono da Música Popular Brasileira (MPB). Para o parlamentar essa é uma forma de não apenas homenagear o compositor gaúcho nascido em 1914, mas também de reconhecer a sua larga influência. “Lupicínio é uma das figuras mais inspiradoras e importantes da cultura brasileira, com versos presentes no imaginário nacional e na vida do povo”, enfatiza Lasier. Ele sublinha que seu PLS 2151/2019 resgata iniciativa de 2014 apoiada pela bancada do Rio Grande do Sul no Senado, em razão do centenário do nascimento do homenageado.

Nascido em Porto Alegre há 105 anos, o cantor e compositor Lupicínio Rodrigues ganhou projeção nacional em 1938 com o samba “Se acaso você chegasse”, que também fez sucesso mais tarde na voz de Elza Soares. Suas composições foram cantadas por vários intérpretes famosos como Jamelão, Dalva de Oliveira, Gal Costa, Maria Bethânia e Paulinho da Viola.

Em mais de meio século de carreira, o autor do hino do Grêmio, em 1953, compôs clássicos como “Esses moços, Pobres Moços”, “Nervos de Aço”, “Dona Divergência Vingança”, “Felicidade” e “Nunca e Torre de Babel”. Segundo Lasier, por essas e outras razões, Lupicínio preenche todos os requisitos para ser o patrono da MPB. A matéria tramitará em caráter terminativo na CE e, se aprovada, seguirá para a Câmara dos Deputados.

 

 

 

Destaque Poder Política Vídeo