Médico da Santa Casa de Porto Alegre leva experiência em telemedicina para a província do Niassa, em Moçambique Paulo Ricardo Martins de Souza, médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre.

Médico da Santa Casa de Porto Alegre leva experiência em telemedicina para a província do Niassa, em Moçambique

Paulo Ricardo Martins de Souza, médico da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, embarca nesta semana para uma jornada de trabalho na cidade Lichinga, capital da província do Niassa, em Moçambique, na qual localiza-se uma das maiores reservas selvagens do planeta. Por se tratar de uma região muito vasta e com baixa densidade demográfica, o acesso a serviços assistenciais é ainda muito difícil.

Assim, a partir de um trabalho voltado à telemedicina, Dr. Paulo Martins foi convidado pela Universidade La Salle, por meio do Dr. Alexandre Lazzarotto, pesquisador da universidade, para participar de um programa de intercâmbio de conhecimento, levando para Moçambique o seu expertise na área da medicina à distância. 

Inicialmente, serão 20 dias de contatos com o sistema de saúde moçambicano e universidades, fazendo um mapeamento das condições e das possibilidades de um intercâmbio mais longo e estruturado – focado na experiência em telemedicina –, que representará um grande avanço para a saúde do país africano.

Notícias Saúde