Mesmo na dianteira do apoio ao impeachment, PP gaúcho deve ficar sem cargo em governo Temer; por Samantha Klein/Rádio Guaíba Senador Blairo Maggi

Mesmo na dianteira do apoio ao impeachment, PP gaúcho deve ficar sem cargo em governo Temer; por Samantha Klein/Rádio Guaíba

Depois que o senador Blairo Maggi (PR/MT) confirmou, via Twitter, nesse sábado, que vai ser o ministro da Agricultura em um eventual governo Michel Temer, o Partido Progressista no Rio Grande do Sul deve ficar sem indicação a cargos de primeiro escalão. Para a Pasta, eram indicados Jerônimo Goergen, principal articulador da saída do PP do governo Dilma, Luiz Carlos Heinze, Ana Amélia Lemos e Francisco Turra.

Com isso, aos progressistas, pode ser confirmada somente a indicação do deputado federal Ricardo Barros, eleito pelo PP no Paraná, para o Ministério da Saúde. Conforme o presidente da sigla no Rio Grande do Sul, Celso Bernardi, o PP apoiou o impeachment convicto na opção de mudança e não para obter cargos. “Tem que ficar bem claro que o PP, quando optou em votar pelo impeachment e afastamento do governo da presidenta, não tinha nenhuma intenção de obter indicação a ministérios. Logicamente, o nome de Blairo Maggi é muito adequado para a Agricultura”, ressaltou.

O PP gaúcho soma seis deputados federais, todos eles ligados à bancada ruralista. Entre os políticos do Rio Grande do Sul, Eliseu Padilha (PMDB) deve ser confirmado ministro da Casa Civil. Padilha era um dos principais aliados da presidente Dilma Rousseff enquanto comandou a Aviação Civil. Já Osmar Terra (PMDB), também deputado federal, é o mais cotado para o Ministério do Desenvolvimento Social, que controla o orçamento do Bolsa Família.

Dilma deve ser afastada do cargo até o final da próxima semana, após votação do parecer do relator Antônio Anastasia (PSDB/MG) favorável ao processo de impedimento. Os senadores devem começar a votar na próxima quarta-feira.

Notícias Poder Política

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *