Olhares invisíveis: Mostra de fotografias da arquiteta Andréa Prates Seligman está no Bistrô do MARGS A exposição de Andréa Prates Seligman está aberta a visitação até 30 de abril de 2019, no Bistrô do MARGS.

Olhares invisíveis: Mostra de fotografias da arquiteta Andréa Prates Seligman está no Bistrô do MARGS

A Associação de Amigos do Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli apresenta a mostra “Olhares Invisíveis”, da arquiteta Andréa Prates Seligman, no Bistrô do MARGS. A exposição pode ser visitada até 30 de abril, com entrada franca. O Concurso de Fotografias da AAMARGS foi criado em 2015 pela Associação e consiste na escolha por um júri convidado para selecionar seis projetos que irão fazer parte das exposições ao longo do ano. Este ano os jurados foram os fotógrafos Flávio Wild e Rogério Soares.

O trabalho, que dá início à seleção dos vencedores no Concurso de Fotografias da AAMARGS 2019, tem o o objetivo de alertar a sociedade quanto ao abandono e o esquecimento das pessoas idosas IMG_9713e proporcionar um pouco de visibilidade a eles. Durante o trabalho como servidora da Secretaria de Cultura de Gravataí, Andréa teve seu olhar atraído para uma ação realizada em uma instituição municipal para idosos, entre setembro e novembro de 2018. Neste local, ficou impressionada com o que encontrou lá, pelo cuidado e carinho com que os idosos eram tratados pela equipe de enfermeiros, cuidadores e funcionários da instituição de longa permanência para idosos Nossa Senhora Medianeira de Gravataí. “É uma exceção, afirma. Infelizmente, em grande parte, nesse tipo de instituição, o que se escuta são histórias escabrosas, de maus tratos, descaso e total falta de respeito com o ser humano. Essas pessoas que, pela idade avançada, já estão muito fragilizadas fisicamente e emocionalmente, merecem ter um final de vida mais digno e leve, em todos os sentidos. Muitos deles são colocados e esquecidos em asilos como um peso que se quer eliminar. Os olhares que lá encontrei expressam ao mesmo tempo a alegria de quem é notado por alguém (ou por sua câmera) com quem troca palavras de carinho e conforto, e pelo vazio de não mais ter esperança de um dia sair dali, ou de não mais ter a presença dos seus entes queridos”, completa Andréa.

convite-olharesinvisíveisSERVIÇO
Exposição “Olhares Invisíveis”,
Fotógrafa: Andréa Prates Seligman
Visitação: Até 30 de abril de 2019
Local: Bistrô do MARGS, de segunda a sexta, das 11 às 21h
sábados, domingos e feriados, das 11h às 19h
Museu de Arte do Rio Grande do Sul Ado Malagoli (Praça da Alfândega, s./n.)

Agenda Cidade Comunicação Cultura Notícias Porto Alegre Saúde Trabalho