Parceiros Voluntários: Exposições mostram trabalho social de alunos por todo o Brasil ETI Carolina Campelo

Parceiros Voluntários: Exposições mostram trabalho social de alunos por todo o Brasil

O projeto “Nas Trilhas da Cidadania”, criado pela ONG Parceiros Voluntários, percorre quatro cidades brasileiras expondo o trabalho dos alunos. Com uma câmera na mão e muita criatividade, os jovens foram desafiados a expressar suas próprias histórias e a registrar as ações voluntárias desenvolvidas em suas comunidades escolares ao longo do ano. Desses registros fotográficos nasceu a exposição, que mostra como o trabalho voluntário impacta a vida e os valores dos estudantes que participam do Projeto em Vitória (ES), Salvador (BA), Palmas (TO) e Santa Bárbara D’Oeste (SP).

Vitoria (ES) Cred_EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo - Educação para Paz
Vitoria (ES): Educação para Paz. Foto: EMEF Adevalni Sysesmundo Ferreira de Azevedo

“Nas oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de explorar as possibilidades do exercício da fotografia e utilizar esse recurso para praticar a observação e o reconhecimento de suas identidades. Por meio das narrativas da imagem, eles expressam iniciativas pensadas por eles para trazerem benefícios ao seu universo escolar”, diz José Alfredo Nahas, superintendente da ONG Parceiros Voluntários.

O principal objetivo da ação é estimular o protagonismo infantojuvenil por meio do voluntariado, empreendedorismo e da educação em valores éticos e de cidadania. Criado há 16 anos, o projeto “Nas Trilhas da Cidadania” tem chancela da Unesco e já impactou mais de 155 mil estudantes em todo o país.

 

 

Em março de 2017, eu conversei com a presidente ONG Parceiros Voluntários, sobre os 20 anos da Organização.

Crianças Cultura Educação Notícias