PF deflagra a 30ª etapa da Operação Lava Jato

PF deflagra a 30ª etapa da Operação Lava Jato

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta segunda a 30ª fase da Operação Lava Jato no Rio de Janeiro e em São Paulo. A ação foi batizada de Operação Vício. Cerca de 50 policiais federais e agentes da Receita estão cumprindo 28 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e nove de condução coercitiva, quando a pessoa é levada para prestar depoimento.

De acordo com a PF, as investigações se concentram no esquema de corrupção e lavagem de dinheiro de contratos firmados com a Petrobras. A ação mira vários contratos e repasses de valores não devidos ocorridos entre empresas contratantes da Petrobras, funcionários da estatal e agentes públicos e políticos. Três grupos de empresas são investigados por terem se utilizado de operadores e de contratos fictícios de prestação de serviços para repassar, notadamente, à Diretoria de Serviços e Engenharia e Diretoria de Abastecimento da Petrobras.

Também estão sendo cumpridos mandados que buscam a apuração de pagamentos indevidos a um executivo da área internacional da Petrobras em contratos firmados para aquisição de navios-sondas. Os crimes investigados nesta etapa são corrupção, organização criminosa e lavagem de ativos. Os presos serão levados para a Superintendência da PF, em Curitiba.

A nova etapa da ofensiva ocorre apenas um dia depois da 29ª fase, chamada de Repescagem, que cumpriu mandados nessa segunda-feira no Distrito Federal, Pernambuco e Rio de Janeiro e também investigava irregularidades na Petrobras. ( Rádio Guaíba e agências de notícias)

Direito Notícias Poder Política

Leave a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *