Poa em Cena: Matheus Nachtergaele mostra no teatro os poemas compostos pela mãe, falecida em 1968 Matheus Nachtergaele Foto: Marcos Hermes

Poa em Cena: Matheus Nachtergaele mostra no teatro os poemas compostos pela mãe, falecida em 1968

Difícil não se emocionar com o texto, a densidade da apresentação e a interpretação que Matheus Nachtergaele criou para os poemas feitos pela própria mãe, falecida em 1968. Com Processo de Conscerto do Desejo (escrito assim mesmo: conscerto), Nachtergaele constrói com o público uma peça nova (ou renovada) a cada apresentação. Ancorado no violão deLuã Belik, no violino de Henrique Rohrmann e nos pensamentos de Maria Cecília Nachtergaele, o ator apresentará noPorto Alegre Em Cena, entre 19 e 21 de setembro, no Teatro do Sesc, o recital com músicas que ele e Belik compuseram juntos, textos de autoria da poetisa e genitora e canções por ela adoradas.

A construção desse espetáculo, segundo o ator e diretor, acontecerá diante do público. ”Preciso das pessoas, como observadores emocionados disso tudo. Quero ir consertando meu desejo de acordo com essa emoção, dia após dia. Como na vida. Como no teatro. Isso, só o teatro pode nos trazer. Temos um ator, um violão, um violino, lindos poemas e a canções. Tudo pequenininho para a grandeza do essencial: artista e espectador em oração profana” contextualiza Nachtergaele.

Poucas palavras se confundem tanto em nossa língua quantos “concerto” e “conserto”, e por isso a opção por mesclar as duas. “ Quero consertar meu desejo com poesia, num concerto” explica o ator e diretor, referente a grafia alterada da palavra. Sobre a motivação para a peça, Nachtergaele é claro: “minha mãe faleceu quando eu era um bebê de três meses. Dela me restaram seus poemas, lindos e maduros, escritos de uma jovem mulher moderna e triste, e essa veia que me marca a testa quando rio ou choro muito”. E esse é o espetáculo, simples assim: um homem (que por acaso é um ator) diz no palco as palavras escritas por sua mãe. Um violão (não por acaso, pois Maria Cecília amava os violões) o companha. É só isso, se isso for pouco.

Ficha técnica

Direção e Interpretação: Matheus Nachtergaele / Textos: Maria Cecília Nachtergaele / Músicos: Luã Belik (violão) e Henrique Rohrmann (violino) / Direção de produção: Miriam Juvino / Produção executiva: Rafael Faustini / Preparação de corpo: Natasha Mesquita / Preparação de voz: Célio Rentroya / Iluminação: Bruno Aragão / Operação de luz: Orlando Schaider / Artes visuais: Cláudio Portugal e Karina Abicalil / Divulgação: Silvana Cardoso (Passarim Comunicação) / Contra-regra: Cedeli Martinusso / Assessoria: A Gente Se Fala Produções / Realização: Pássaro da Noite Produções / Duração: 60 minutos / Recomendação etária: 16 anos

SERVIÇO

PROCESSO DE CONSCERTO DO DESEJO (RJ)

Direção e interpretação Matheus Nachtergaele

Dias 19, 20 e 21 de setembro

Segunda, terça e quarta, às 20h

Teatro do Sesc (Av. Alberto Bins, 665 – Centro)

Ingressos

R$ 80 inteiro/ RS 40 promocional*

Vendas

Site: www.ingressospoaemcena.com.br

Telefone: (51) 3030.1500 (ramal 512): de segunda a sexta, das 9 às 18h

Loja Myticket do Moinhos de Vento (Rua Padre Chagas, 327, loja 6): de segunda a sexta, das 9h às 18h; e sábados, das 10h às 15h.

Formas de pagamento

Na loja My Ticket: dinheiro, Visa e Master (crédito e débito) – em uma parcela.

Internet: Visa, Master e Dinners – em até três parcela (com taxa de conveniência de 20% sobre o valor da compra). A entrega dos ingressos será feita por e-mail até 30 minutos após a finalização da compra.

*Desconto promocional de 50% válido por CPF para

– Estudantes, professores e classe artística (1 ingresso)*****
– Pessoas com deficiência (1 ingresso)****
– Pessoas com mais de 60 anos (1 ingresso)
– Clube do Assinante ZH (até 2 ingressos)**
– Clientes do Cartão Petrobras (até 2 ingressos)**
– Força de trabalho da Petrobras (até 2 ingressos)*
– Clientes da Panvel (1 ingresso)**
– Comerciários SESC (1 Ingresso)***
– Funcionários da Prefeitura Municipal de Porto Alegre (1 ingresso)*
– Funcionários da Braskem (1 ingresso)*

– Funcionários do sistema FIERGS (1 ingresso)*

*mediante apresentação do crachá
**mediante apresentação do cartão
*** mediante apresentação da carteira do SESC
****mediante documento ou laudo comprobatório

******meia-entrada para estudantes: em conformidade com a lei 14.612 é necessária apresentação de Carteira de Identificação Estudantil, bem como documento de identidade.

Agenda Cidade Cultura Destaque Notícias