Porto Alegre: 14ª Semana Cidade Limpa começa nesta quinta-feira Ações conscientizam população sobre importância de ajudar na limpeza urbana. Foto: Tassiane Costeira/DMLU PMPA

Porto Alegre: 14ª Semana Cidade Limpa começa nesta quinta-feira

Para conscientizar a população de sua responsabilidade de manter a limpeza de ruas, praças, parques, arroios e calçadas que não são públicas, será promovida, a partir desta quinta-feira, 16, até o próximo dia 22, a 14ª Semana Cidade Limpa, coordenada pelo Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU). Escolas, empresas, associações de bairro e entidades organizadas serão estimuladas a participar de ações de educação socioambiental.

Em alusão ao Dia do Gari, 16 de maio, estão previstas para esta quarta-feira atividades internas, direcionadas aos trabalhadores das seções regionais do DMLU. Nos postos de trabalho, durante a semana, será exibido um vídeo que valoriza a profissão e destaca a importância do serviço desempenhado pelos garis na qualidade de vida dos moradores da cidade.Também haverá Capacitações em Gestão de Resíduos, distribuição de informativos em homenagem aos garis, Plantio Urbano Sustentável e Estação Integrada.

No dia 22, será feito um Plantio Sustentável na comunidade Santa Rosa de Lima, com apoio da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smams). Todas as atividades da Semana são dirigidas pela Coordenação de Gestão e Educação Ambiental (CGEA) do DMLU.

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Ramiro Rosário, ressalta a importância do evento para a sensibilização da comunidade. “A Semana Cidade Limpa tem ajudado, durante anos, a esclarecer a população sobre questões ambientais e também reforçado a responsabilidade de cada um com a limpeza urbana de Porto Alegre. Além de difundir serviços que são realizados pelo DMLU para que tenhamos uma cidade mais limpa”, complementa.

“Uma das ênfases da Semana Cidade Limpa é sensibilizar sobre a necessidade de adotar novas posturas para manter a limpeza urbana. Nas atividades deste ano, buscamos focar na formação continuada sobre a gestão de resíduos”, destaca Marcelo Coimbra, coordenador do CGEA.

PROGRAMAÇÃO

16 de maio – Quinta-feira

8h30 – Capacitação em Resíduos Sólidos- Local: Fase (avenida Padre Cacique, 1372)

9h30 – Divulgação da Semana Cidade Limpa – Local: avenidas Azenha e Ipiranga

17 de maio – Sexta-feira

9h30 – Plantio Urbano Sustentável – Local: Vila Cefer (rua 1, acesso 9)

20 de maio – Segunda-feira

14h30 – Estação Integrada – Local: Colégio Estadual Odila Gay da Fonseca (avenida Osvaldo Gonçalves Cruz, 444)

21 de maio – Terça-feira

14h – Capacitação em Resíduos Sólidos – Local: UniRitter/Fapa (avenida Manoel Elias, 2001)

22 de maio – Quarta-feira

14h30 – Plantio Urbano Sustentável com apoio da Smams – Local: Comunidade Santa Rosa de Lima (rua dos Maias, 1.727)

O DMLU integra as secretarias municipais de Serviços Urbanos (SMSUrb) e do Meio Ambiente e da Sustentabilidade (Smams).

Comunicação Destaque Notícias