Porto Alegre: 1ª Jornada de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento será dia 18 de agosto Durante o evento também ocorre a 1ª Jornada dos Ex-residentes de Pediatria da instituição

Porto Alegre: 1ª Jornada de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento será dia 18 de agosto

Promover a atualização do conhecimento na área de pediatria, com foco no cuidado do paciente, é o objetivo da 1ª Jornada de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento. O evento, dia 18 de agosto, no Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C – 4° andar), é voltado para médicos clínicos e residentes.

Recentemente, grandes avanços foram realizados na instituição para promover a melhoria no cuidado do paciente pediátrico. Em junho, foi inaugurado o Núcleo de Cardiopatias Congênitas. Alterações na estrutura do coração antes mesmo do nascimento atingem oito em cada 1.000 nascidos vivos, de acordo com a literatura médica internacional.

– Atualmente, a nossa maternidade é a que mais registra nascimentos em Porto Alegre, reforçando a necessidade de ser, cada vez mais, um polo em doenças pediátricas – afirma o coordenador do evento e chefe do Serviço de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento, João Krauzer. O especialista destaca que, em breve, uma nova emergência pediátrica será inaugurada na instituição.

A Jornada contará com a participação de Joana Machry, do Johns Hopkins All Children’s Hospital. Localizada na Flórida (EUA), a instituição combina um legado, desde 1926, de cuidado focado exclusivamente em crianças com a inovação e a experiência de um dos principais sistemas de saúde do mundo. Nomeado um dos 50 melhores hospitais infantis, conta com os mais inovadores tratamentos e terapias em mais de 43 subespecialidades médicas e cirúrgicas pediátricas.

Especialistas do Hospital da Criança Santo Antônio e do Hospital de Clínicas de Porto Alegre também vão participar do evento. Durante a programação, ocorrerá a 1ª Jornada dos Ex-residentes de Pediatria do Hospital Moinhos de Vento.

TELEMEDICINA PEDIÁTRICA

A partir de outubro, o Hospital Moinhos de Vento coordenará o projeto Qualificação da Assistência em Terapia Intensiva Pediátrica por Telemedicina (TELEUTIP). Através da tecnologia, a instituição gaúcha vai compartilhar sua expertise na qualificação e sistematização do cuidado ao paciente crítico com as equipes intensivistas de duas UTIs pediátricas. Participarão da iniciativa o Hospital Regional Norte (Sobral/CE) e o Hospital Geral de Palmas (Palmas/TO).

Desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi-SUS), o projeto será realizado até dezembro de 2020. A iniciativa vai ser desenvolvida com a Coordenação Nacional do Programa Telessaúde Brasil Redes, da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES).

1ª JORNADA DE PEDIATRIA DO HOSPITAL MOINHOS DE VENTO

Dia: 18 de agosto

Horário: das 8h às 17h

Onde: Anfiteatro Schwester Hilda Sturm (Rua Ramiro Barcelos, 910 – Bloco C – 4° andar), Hospital Moinhos de Vento

Público-alvo: médicos clínicos e residentes

Programação

08:00 – 08:15 – Coffee boas-vindas

08:15 – 08:30 – Abertura

08:30 – 09:30 – Palestra Educação médica hoje: o ensino baseado em evidência e inovação

09:30 – 10:00 – Emergência/UTI P: primeira hora do choque

10:00 – 10:15 – Coffee break

10:15 – 11:15 – Mesa-redonda: Gastroenterologia

11:15 – 12:00 – Palestra Neonatologia: ventilação não invasiva

Intervalo para Almoço

13:30 – 14:00 – Palestra Telemedicina

14:00 – 15:00 – Mesa-redonda: Pneumonia com derrame pleural

15:00 – 15:20 – Coffee Break

15:20 – 16:00 – Palestra Ortopedia

16:00 – 17:00 – Mesa-redonda: Manejo da via aérea e RGE

As inscrições podem ser realizadas pelo site http://www.iepmoinhos.com.br/eventos

Comunicação Destaque Notícias