Porto Alegre: Coletânea de livros infantis ‘Lendas e Deuses da África’ tem lançamento hoje no Memorial do RS Publicação tem 12 livros com textos e ilustrações do cartunista Maurício Pestana.

Porto Alegre: Coletânea de livros infantis ‘Lendas e Deuses da África’ tem lançamento hoje no Memorial do RS

A publicação tem 12 livros com textos e ilustrações do cartunista Maurício Pestana, que estará presente no evento. Com linguagem lúdica e didática, o autor rompe preconceitos e tabus com narrativas africanas milenares, sem estereótipos. Nesse sábado(15), às 15h30, no auditório do Memorial do Rio Grande do Sul, no primeiro andar, acontece o lançamento da coleção de 12 livros infantis “Lendas e Deuses da África”, do cartunista e diretor-executivo da Revista Raça Brasil, Maurício Pestana, que assina os textos e as ilustrações das obras. A entrada é franca.

Lançamento-Coleção-Mãe-África-do-cartunista-Maurício-Pestana-637-1024x682
Cartunista Maurício Pestana

A coleção da editora Nova Fronteira atende à Lei 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana em escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio. A publicação já foi apresentada em Florianópolis, Brasília, Salvador e São Paulo. O evento em Porto Alegre tem patrocínio do Centro Ecumênico de Cultura Negra (Cecune) e ICON-Contabilidade. Apoio cultural do Memorial do RS, Grupo Mulheres do Brasil e Rede de Afroempreendoras do RS (Reafro/RS).

São doze livros que trazem lendas dos deuses e mitos africanos populares em todas as regiões do país, enraizados na cultura brasileira. As narrativas revelam a importância da pluralidade cultural na formação do nosso povo, sem o traço e o estereótipo de alguns deuses descritos em outras publicações. As obras contam com participações especiais de Wilson Simoninha, Lázaro Ramos, Adriana Lessa e da cantora Margarete Menezes, entre outras personalidades do meio artístico-cultural.

Confira os títulos dessa coletânea: Adorável Menina, Grande Caçador, Menino Travesso, Criador do Mundo, Rainha das Águas, Valente Guerreiro, Menino Arco-íris, Bela Guerreira, Menino Obediente, A Menina Que Ajudou a Criar o Mundo, Menina Corajosa e Aquele Que Referencia os Mais Velhos.

Maurício Pestana é jornalista, publicitário, cartunista, escritor e gestor empresarial. Iniciou a carreira em 1982 no jornal O Pasquim, e hoje contabiliza mais e 60 obras publicadas. Sua produção reflete preocupação com temas para reflexão e consolidação dos direitos humanos, com foco especial à luta contra o racismo por meio de narrativas e ilustrações de viés artístico e educativo. Pestana realiza ainda cursos, workshops, oficinas e assessoria nas áreas de educação e diversidade para editoras, sindicatos, entidades governamentais e ONGs. Exerceu o cargo de Secretário de Promoção da Igualdade Racial, entre 2013 e 2016, na cidade de São Paulo. É presidente do Fórum Brasil Diverso, presidente do Conselho Editorial da Revista Raça e escritor da coluna Diversidade Corporativa, na revista Istoé Dinheiro. Membro do Conselho Nacional de Políticas Culturais e do Conselho Paulista de Leitura.

LENDAS E DEUSES DA ÁFRICA

Lançamento da coletânea de doze livros infantis, com a presença do autor Maurício Pestana.

Dia 15 de dezembro (sábado), às 15 h 30, no auditório do primeiro andar.

Memorial do Rio Grande do Sul – Rua Sete de Setembro, 1020.

Centro Histórico de Porto Alegre

Agenda Cidade Cultura Notícias