Porto Alegre: Diplomatas de países da América Latina e do Caribe discutem facilitação de comércio hoje na FIERGS Reunião, que ocorre nesta quinta-feira, 4 de abril, das 10h às 13h30, terá a participação do diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Abijaodi, e dirigentes de empresas gaúchas. Foto: CNI

Porto Alegre: Diplomatas de países da América Latina e do Caribe discutem facilitação de comércio hoje na FIERGS

Embaixadores e representantes de países da América Latina e do Caribe participarão da reunião sobre Convenções Internacionais e Facilitação de Comércio que ocorrerá nesta quinta-feira, 4 de abril, das 10h às 13h30, na sede da Federação da Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (FIERGS), em Porto Alegre. Além dos diplomatas, o evento terá a participação do diretor de Desenvolvimento Industrial da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Carlos Abijaodi, do vice-presidente da FIERGS, Cezar Luiz Müller, e do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Calçados (Abicalçados), Heitor Klein.

Durante o seminário, dirigentes da produtora de vídeo Pironauta e da indústria de joias Auma falarão sobre as vantagens e os desafios do uso da ATA Carnet na exportação temporária de produtos. O ATA Carnet é um documento aduaneiro que simplifica e acelera o desembaraço de importações e exportações temporárias, como a remessa de produtos para exibição em feiras e exposições, amostras para eventuais compradores no exterior, brindes ou equipamentos profissionais e esportivos. O documento emitido pelo Brasil é aceito em 74 países.

Depois do evento, os diplomatas visitarão a indústria de calçados Usaflex, em Igrejinha e, na sexta-feira, conhecerão a indústria de máquinas Percolore, em São Leopoldo. O seminário e as visitas integram o Programa Conhecendo a Indústria, da CNI. Nesta edição, o objetivo é apresentar aos representantes de países da América Latina e do Caribe as vantagens de adesão às convenções internacionais de facilitação do comércio, como o Ata Carnet.

Programação do encontro Convenções Internacionais e Facilitação de Comércio

10h – Abertura

Diretor de Desenvolvimento Industrial da CNI, Carlos Eduardo Abijaodi

Vice-presidente da FIERGS, Cezar Luiz Müller

10h30 – Apresentação dos participantes

10h45 – Comércio Exterior do Rio Grande do Sul

Gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da FIERGS, Luciano D’Andrea

11h15 – Agenda de Facilitação de Comércio do Sistema Indústria

Gerente de Serviços de Internacionalização da CNI, Sarah Saldanha

11h30 – Convenções internacionais, internalização da Convenção de Istambul e benefícios do ATA Carnet no comércio exterior

Especialista em Políticas e Indústria da CNI Felipe Spaniol

12h15 – Depoimentos de empresas gaúchas usuárias do ATA Carnet

Pironauta – Diretor Frederico Mendina de Morais Santos

Auma Joias – Diretor Marcio Henrique Carard

Abicalçados – Presidente Heitor Klein

13h00 – Debate

13h30 – Encerramento

Agenda Economia Notícias