Porto Alegre: DMLU expõe avanços da logística reversa em descarte de produtos Diretora Mariza Reis falou do cenário atual em Porto Alegre em encontro sobre o tema. Foto: Lucas Mello/DMLU PMPA

Porto Alegre: DMLU expõe avanços da logística reversa em descarte de produtos

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) participou do Encontro Temático “Logística Reversa: panorama atual e perspectivas”, promovido pela Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (ABES) nesta quinta-feira, 23, no auditório do Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge/RS). A engenheira química Mariza Reis, diretora da Divisão de Destino Final do Departamento, ministrou o painel “Avanços legais da logística reversa e o cenário atual da logística reversa de lâmpadas em Porto Alegre”, dentro do tópico 1, relativo à logística reversa no contexto gaúcho: avanços e dificuldades.
A logística reversa consiste no retorno, para o setor empresarial, de produtos que precisam ser descartados apropriadamente quando passam a não ser mais utilizados pelo consumidor – como é o caso de lâmpadas. Ao serem recolhidos com procedimentos corretos e retornarem aos meios produtivos, os materiais podem ser descartados ou reaproveitados, sem prejuízos à preservação ambiental.

Fabricantes de produtos como geladeiras, pilhas, computadores, pneus, baterias, embalagens e resíduos de agrotóxicos, lâmpadas fluorescentes, de mercúrio e vapor de sódio, óleos lubrificantes automotivos, equipamentos eletrônicos e de informática e eletrodomésticos, por exemplo, são responsáveis pela destinação final dos resíduos industriais provenientes da fabricação de seus produtos, conforme a lei 12.305.

“O consumidor deve participar do sistema. Há muita divulgação para consumo, mas nada de divulgação para logística reversa. Falta investir mais em educação e esclarecer a população sobre os impactos do descarte incorreto”, destaca Mariza Reis. A diretora enfatiza ainda que a reciclagem para gerar um novo produto deve acontecer o máximo possível. Outros palestrantes também discorreram sobre a logística reversa pelo olhar da indústria e do Ministério Público, entre outros setores.

Comunicação Destaque Notícias