Porto Alegre ganha primeira rua com menos carros e mais espaço para pedestres Prefeitura lança projeto Ruas Completas na rua João Alfredo LUIZA PRADO/JC

Porto Alegre ganha primeira rua com menos carros e mais espaço para pedestres

Menos carros porque tem menos espaço para eles e mais pedestres porque as pessoas vão ter mais área na rua para circular. Esta é a proposta do projeto Ruas Completas, que estreou nesta segunda-feira (2) na rua João Alfredo, no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, e que será levado a mais locais da cidade, como Centro Histórico, Quarto Distrito e Restinga. “A ideia é espalhar pela cidade”, resume o secretário extraordinário de Mobilidade Urbana Rodrigo Tortoriello.

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirma que estuda implantar o projeto em mais dez vias, sem data definida de quando os novos pontos serão implantados. Além disso, a EPTC não descarta adotar algo mais radical, como fechar ruas para a circulação de carros. “É errado pensar que se não há estacionamento, o comércio não funciona. Pesquisas mostram que o uso de bicicleta e os pedestres trazem mais negócios que o automóvel. Se não, todas as lojas teriam drive-thru”, contrasta Tortoriello. Mesmo assim, alguns restaurantes da João Alfredo reagiram com a restrição de vagas, alegando que a medida provocou a queda no movimento.

Leia mais no Jornal do Comércio

Cidade Comunicação Marchezan Notícias Porto Alegre prefeitura