Porto Alegre: Guarda Municipal recebe capacitação para abordagem à tentativa de suicídio Agentes da Guarda Municipal foram capacitados para abordagem técnica à tentativa de suicídio, durante laboratório ministrado nesta sexta-feira (27), na Orla Moacyr Scliar, pela psicóloga Paula Rodrigues Morroni da Secretaria Municipal de Segurança, aprendendo técnicas de identificação de atitudes em pessoas com ideias suicidas. A atividade é alusiva ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. Foto: Pedro Foss/SMSEG PMPA

Porto Alegre: Guarda Municipal recebe capacitação para abordagem à tentativa de suicídio

Agentes da Guarda Municipal foram capacitados para abordagem técnica à tentativa de suicídio nesta sexta-feira, 27, na Orla Moacyr Scliar. A psicóloga da Secretaria Municipal de Segurança (SMSeg), Paula Rodrigues Morroni , ensinou ao grupo de 15 agentes técnicas de identificação de atitudes de pessoas com ideias suicidas.

“Tratamos de questões que facilitam o acolhimento para que a intervenção seja feita de maneira adequada. E um processo diferente do que a Guarda está acostumada a fazer, pois utiliza mais técnicas operacionais no seu dia-a-dia. Qual a melhor fala, a melhor conduta, como conduzir essa pessoa e qual o serviço mais adequado para se buscar para evitar que a pessoa tire a própria vida”, explica a profissional.

Para o secretário municipal de Segurança, Rafael Oliveira, essa ação é de extrema relevância, pois ajudará os guardas a identificarem possíveis pessoas que queiram cometer o suicídio. “Aquele que quer tirar a própria vida sempre avisa, de um jeito ou de outro, pois até mesmo um gesto corporal pode ser um sinal de que pretende cometer o suicídio. E nesse Setembro Amarelo, a Guarda Municipal não poderia ficar de fora dessa campanha tão importante já que a nossa atividade é preservar vidas”, observa.

A atividade é alusiva ao Setembro Amarelo, campanha brasileira de prevenção ao suicídio. A iniciativa busca promover, durante o mês, eventos que abram espaço para debates e divulgação do tema, alertando a população sobre a importância de sua discussão.

Comportamento Destaque Porto Alegre prefeitura Saúde Segurança Trabalho