Porto Alegre: Museu da Comunicação celebra 45 anos em setembro com seminário, campanha promocional e Plano Museológico O Seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” acontece nos dias 18 e 19 de setembro, das 14h às 17h. Foto: Secom/RS

Porto Alegre: Museu da Comunicação celebra 45 anos em setembro com seminário, campanha promocional e Plano Museológico

Marcando as festividades de 45 anos de criação (10 de setembro de 1974), o Museu da Comunicação Hipólito José da Costa (Musecom) apresenta uma série de atividades durante o mês de setembro. As ações terão como base o seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica”, que acontece dias 18 e 19 de setembro. Na ocasião, serão apresentados o inédito Plano Museológico da instituição, um selo comemorativo e uma campanha de promoção do museu e de financiamento coletivo para melhorias. Para Welington Silva, diretor do museu, a celebração irá marcar um novo momento para a instituição. “Queremos destacar a função do museu como parte da vida da sociedade gaúcha, para quem quer conhecer os registros e memórias da comunicação, para quem vem realizar pesquisas no nosso acervo e para quem buscar aperfeiçoamento profissional”, afirma.
O Plano Museológico é a linha de condução de uma instituição, e se tornou uma obrigação a partir da Lei Fedral 11.904, que instituiu o Estatuto de Museus. No documento estarão os programas e projetos do Musecom para os próximos anos. No momento do lançamento também será apresentada uma homenagem a Sérgio Dillenburg, jornalista cuja moção deu origem ao museu. Entre a iniciativas imediatas, está a requalificação dos espaços de pesquisa e para cursos, assim como a produção de um catálogo marcando os 45 anos da instituição. A campanha promocional que será apresentada tem como objetivo reforçar a importância do Musecom para a comunidade em geral, mas especialmente os pesquisadores e frequentadores do espaço. Além de difundir o nome e as funções da instituição, a campanha também tem como meta a viabilidade de um financiamento coletivo para melhorias e atividades programadas.
O Seminário “Os Museus por Dentro: Fomento e Boas Práticas na Gestão Museológica” acontece nos dias 18 e 19 de setembro, das 14h às 17h, na própria instituição (Rua dos Andradas, 959 – Centro Histórico/Porto Alegre). A atividade integra a “13ª Primavera dos Museus”, evento realizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), que neste ano tem como tema “Museus por dentro, por dentro dos museus”. O objetivo é estimular o debate e inspirar as instituições a criarem uma programação relacionada, sendo 2019 um ano de fortalecimento da relação público/museu a partir da ótica da preservação enquanto ato compartilhado entre o cidadão e o seu bem cultural.
Nos dois dias serão realizados debates sobre temas atuais, com profissionais da área, buscando uma troca de experiências na condução de museus. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas antecipadamente pelo e-mail: agendamento-museucom@sedac.rs.gov.br ou na hora, de acordo com a disponibilidade de vagas. Haverá emissão de certificados. Confira a programação:
SEMINÁRIO: “OS MUSEUS POR DENTRO: FOMENTO E BOAS PRÁTICAS NA GESTÃO MUSEOLÓGICA”
DIA 18 (quarta-feira)
14h – FOMENTO E BOAS PRÁTICAS:
FOMENTO:
alternativas e sustentabilidade:
– Ana Adams, coordenadora Cultural do Centro Cultural Santa Casa;
– Emilio Kalil, diretor-superintendente da Fundação Iberê Camargo.
BOAS PRÁTICAS NOS MUSEUS:
– Doris Couto, diretora do Museu Julio de Castilhos – “A experiência do Reorg no Museu Júlio de Castilhos”;
– Maria Helena, servidora do Museu Antropológico do Rio Grande do Sul – “A pesquisa Etnográfica como base para formação de acervos e montagem de exposições”.
DIA 19 (quinta-feira)
14h – PLANEJAMENTO MUSEOLÓGICO E OS MUSEUS DO AMANHÃ:
Plano museológico e ferramentas de gestão:
 Welington Silva – Museu da Comunicação Hipólito José da Costa;
 Márcia Bertotto – PPGMUSPA / Museologia Ufrgs;
Deise Formolo  – Museu do Imigrante

 

Agenda Cultura Destaque