Porto Alegre: Paulo Moreira apresenta trajetória de Dave Brubeck no Instituto Ling Dave Brubeck em (1964) Foto: Jac. de Nijs / Anefo

Porto Alegre: Paulo Moreira apresenta trajetória de Dave Brubeck no Instituto Ling

Nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, o Instituto Ling recebe Paulo Moreira para mais uma Audição Comentada de Jazz. No encontro que inicia às 19h30, o jornalista falará sobre a obra do pianista norte-americano Dave Brubeck, contando histórias, memórias e curiosidades sobre a trajetória do premiado músico, reconhecido pelo vasto trabalho nas áreas de jazz e de música clássica. A atividade ainda terá canja musical com o pianista Luis Henrique “New”, que tocará acompanhado por Everson Vargas (baixo) e Ricardo Arenhaldt (bateria), interpretando um repertório especial em homenagem a Brubeck. A venda de ingressos para a audição já está esgotada.

Com mais de seis décadas no Jazz, Dave Brubeck (1920 – 2012) é dono de sucessos como Take Five, Blue Rondo a la Turk, The Duke e In Your Own Sweet Way. Em 1951, formou o Dave Brubeck Quartet com o saxofonista Paul Desmond. O grupo tocou em clubes de jazz de grandes cidades e fez turnês em shows com artistas como Duke Ellington, Ella Fitzgerald, Charlie Parker, Dizzy Gillespie e Stan Getz. Famoso por sua qualidade melódica e a variação rítmica envolvente, Brubeck recebeu inúmeros prêmios, entre eles o National Endowment for the Arts Jazz Masters, o Grammy Lifetime Achievement Award e o Smithsonian Medal.

Luis Henrique, mais conhecido como “New”, é um pianista, tecladista, arranjador e compositor. É professor de piano, teoria, harmonia e percepção na Escola de Música de Farroupilha desde 2013, onde desenvolve junto à direção da escola um trabalho pioneiro no Estado. Também escreve arranjos para eventos da prefeitura de Farroupilha e para grupos orquestrais. Atualmente, tem se apresentado em formato de trio, interpretando músicas que surpreendem com as referências aos ritmos de samba-jazz (toque brasileiro + jazz norte-americano), latin jazz (salsa) e bossa nova, resultando em arranjos refinados, ricos em acordes harmoniosos e linhas melódicas.

O jornalista Paulo Moreira tem 38 anos de carreira, na sua maioria dedicados à produção, redação e radiodifusão de conteúdos musicais. Atuou na Rádio 102 FM, de 1994 a 1996, produzindo o programa Jam Session, apresentado por Ruy Carlos Ostermann. De 1997 a 1999, exerceu crítica de música e cinema no jornal Correio do Povo. Produziu e apresentou o programa Sessão Jazz na rádio FM Cultura por quase 20 anos. Realizou cursos sobre História do Jazz e do Rock durante quatro anos dentro da programação do StudioClio.

As Audições Comentadas têm patrocínio da Crown Embalagens e financiamento do Ministério da Cidadania, Governo Federal.

SERVIÇO
Audições Comentadas de Jazz – Dave Brubeck
Com o jornalista Paulo Moreira e canja musical de Luis Henrique “New” Trio
Dia 10 de outubro, quinta-feira, às 19h30
Instituto Ling (Rua João Caetano, 440 – Três Figueiras – Porto Alegre/RS)

Classificação etária: Livre
Duração: 2 horas

Vendas esgotadas

Agenda Cultura Notícias